Avenida Duque de Caxias, a “Campina da Ribeira”, em 14 fatos e fotos

A avenida Duque de Caxias era primitivamente conhecida como a “Campina da Ribeira”, figurando em um mapa desenhado da cidade do Natal, na sétima década do século XIX. Sua denominação definitiva ainda não seria essa, a referida avenida passou depois a ser denominada rua do Bom Jesus , cuja extensão iniciava na atual rua José Alexandre Garcia prolongando-se até a rua que hoje recebe o nome de Ferreira Chaves.

A rua do Bom Jesus teve seu nome alterado para rua 25 de dezembro, de acordo com o decreto municipal de 13 de fevereiro de 1888, e em 31 de julho de 1903 a Intendência Municipal passou a denominar aquele logradouro de rua Sachet, em homenagem ao mecânico do balão.”Pax”, explodido em Paris, que matou Augusto Severo e Sachet. Posteriormente, aquele logradouro recebeu o nome de Avenida Duque de Caxias ( NESI, Jeanne Fonseca Leites Praça Augusto Severo, em Natal, p. 14.).

A MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DO NATAL: O AFORMOSEAMENTO DO BAIRRO DA RIBEIRA (1899-1920). LÍDIA MAIA NETA. NATAL/Dez/2000

Cartão Postal de Jaeci de 1960 tendo em primeiro plano a Avenida Duque de Caxias. Ao fundo vemos o Grande Hotel e a Igreja Bom Jesus no Bairro da Ribeira. #ribeira #AvenidaDuquedeCaxias #fatosefotosdenatalantiga
Avenida Duque de Caxias.
Rua Sachet – Praça Augusto Severo
#fatosefotosdenatalantiga

“Isso significava que a rua Doutor
Barata, a rua das Virgens, a Duque
de Caxias, a Tavares de Lyra e
principalmente a Praça Augusto Severo
[…], estavam floridas de mulheres bonitas,
que desfilavam seus vestidos de
melindrosas, suas meias de seda e seus
sapatos de saltos altos e grossos,
semelhantes aos das dançarinas de
flamengo, até mesmo pela correia
trapassada no peito do pé.”
Augusto Severo Neto
(SEVERO NETO, 1985, p. 113)

Rua Sachet – Praça Augusto Severo
Foto: Autor Desconhecido
Fonte: Acervo IHG/RN
Rua Sachet – Praça Augusto Severo
Foto: Femando Medeiros
Fonte: Acervo SEMURB
Foto aerea da Rua Sachet.
A cidade em obras – construção do novo calçamento na avenida Sachet (atual Duque de Caxias), Ribeira. #fatosefotosdenatalantiga. Fonte: relatório da intendência de 1928.
Cartão postal antigo de Natal mostra a Avenida Duque de Caxias. Aspecto mostra a possível datação na década de 50 ou 60. O material foi arrematado em leilão realizado em São Paulo sendo um item entre outros 200 consignados. Não se sabe o paredeiro do proprietário, nem o destino do cartão. #fatosefotosdenatalantiga #AvenidaDuquedeCaxias #Ribeira
Hoje é o ITEP. Avenida Duque de Caxias, Ribeira
A avenida Duque de Caxias era primitivamente conhecida como a “Campina da Ribeira”, figurando em um mapa desta foto, possivelmente de um cartão postal, mostra a Av. Duque de Caxias, em Natal (RN), no ano de 1931.
Série trajetória itinerante da Câmara Municipal de Natal (10/12). Ainda na Ribeira, no período de 1960 a 1967, a Câmara Municipal de Natal funcionou na Sala Rui Barbosa, no 2º pavimento do Edifício Campelo, localizado na avenida Duque de Caxias, n° 30, conforme relato do ex-Presidente Raimundo Elpídio da Silva e alguns documentos fiscais anexados ao Processo n° 162/60. Foto e Fonte: Memorial da Câmara Municipal de Natal.
Avenida Duque de Caxias na Ribeira. Mesmo com bondes circulando movidos a eletricidade. Os jumentos e cavalos ainda se fazia uso entre as massas. Os prédios no lado esquerdo foi construído para sede do Bandern, também foi sede do Procon, hoje em abandono, e do lado direito o prédio onde hoje sedia a Defensoria Pública do RN (prédio original não existe mais). Em primeiro plano um escoteiro prática muito valorizada e difundida na cidade naquela época. Ano? Década de 50 máximo.
ANTIGA AVENIDA SACHET (Atual Avenida Duque de Caxias Bairro Ribeira) Foto: Cartão Postal / Autor Desconhecido.

Nota-se ao fundo a antiga sede da unidade Estadual do Procon. O prédio foi construído no final da década de 1930 para abrigar a sede do Banco do Estado do Rio Grande do Norte (Bandern).

Em 1993 o prédio passou por uma reforma que só seria finalizada no ano seguinte. Um desabamento de parte da fachada motivou a reparação. Na ocasião uma vistoria técnica constatou que o prédio estava acometido a um processo de corrosão avançada, em virtude da falta de conservação, assim como presença de infiltração e madeira umedecida.

Em 2014 nova interdição pelas instalações oferecerem riscos aos funcionários e demais pessoas que transitavam pelo local. Na ocasião o teto corria risco de desabar. Ratos e insetos infestavam o local.

Não sei como se encontra a situação do prédio nem que destino tem nos dias de hoje.
O cruzamento das avenidas Duque de Caxias com Tavares de Lyra. Foi tirada do alto da Igreja do Bom Jesus, focando o prédio onde hoje funciona a Defensoria Pública Estadual, após inúmeras reformas (foi Construtora A. Azevedo e Cartório Alínio Azevedo).

A foto é de antes de 1939, pois ainda não há o Grande Hotel, construído naquele ano a mando do Interventor Rafael Fernandes, tendo como engenheiro o Dr. Gentil Ferreira de Souza (que à época era também Prefeito de Natal), tio de Iberê F. De Souza. Aparece ainda o imóvel com arcadas mouriscas ou neoislâmicas, onde funcionou, por anos, o Instituto do Açúcar e do Álcool, hoje semi-abandonado. Não consta, na outra esquina, o antigo BANDERN e onde funcionou o PROCON.
Grande Hotel: Começou a operar em setembro de 1939 sob a gestão de Theodorico Bezerra, famoso político do Rio Grande do Norte que faleceu em meados da década de 1990.
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *