Nossa homenagem ao 8 de março
Berta Lutz e sua luta pelo voto feminino em Natal
#fatosefotosdenatalantiga
#8M #diainternacionaldamulher
Bertha Maria Julia Lutz– uma das principais idealizadoras e fundadoras do movimento pelo direito ao voto feminino – trabalhou de forma incansável para garantir tal direito. Para tanto, ela procurou se aliar ao movimento feminista internacional e a figuras politicas da época para dar mais legitimidade e força para a sua luta.
O voto feminino já era uma realidade em 14 países quando do reconhecimento do alistamento feminino no Rio Grande do Norte. Sua aprovação a nível estadual teve forte influência de Juvenal Lamartine – senador da República e candidato ao cargo de presidente do estado na época. Na década de 1920 ele era um dos mais importantes aliados políticos, sendo denominado como o “paladino” da questão no Parlamento brasileiro. Ele também foi o relator designado para dar o parecer a uma das propostas em prol do voto feminino no ano de 1921.Mas foi somente com a aprovação de nova lei eleitoral, em 1932, que as mulheres em todo o Brasil conseguiram alcançar o direito a participar do mundo político.
Fonte: Arquivo Nacional
Legenda: Bertha Lutz na cidade de Natal, um dos locais em que fez campanha pelo voto feminino. 1928. Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.
Nossa homenagem às mulheres que diariamente escrevem a sua história