A Escola Normal de Natal
A Escola Normal de Natal no século XIX tem sua história acompanhada por intermitências de abertura e funcionamento. Começou a funcionar em 1º de março de 1874, com matrícula inicial de vinte alunos-mestres. Estava entre as primeiras instituições do gênero criadas no Brasil e formou três docentes. Funcionou durante quatro anos quando foi extinta pelo Decreto n. 809, de 19 de novembro de 1877.
A segunda Escola Normal, criada já na República, “foi nati-morta”, na expressão de Nestor Lima (Bacharel em Direito e estudioso da Pedagogia da Escola Nova). Foi criada pelo Governador Adolfo Gordo, por decreto de 8 de fevereiro de 1890. A terceira Escola Normal, que é a de Pedro Velho e data de 1882, só chegou a ser instalada em 1897. Era exclusivamente masculina. Diplomou, até 1901, cinco professores.
Finalmente, a Escola Normal de Natal foi criada em 13 de maio de 1908 com o objetivo de preparar os professores e aperfeiçoar a Escola Primária do Estado. Instalou-se nas dependências do Atheneu Rio-Grandense com suas cadeiras providas mediante contrato e a sua direção confiada ao Diretor Geral de Instrução Pública do Estado, Francisco Pinto de Abreu, que também era um dos lentes do Atheneu e foi, portanto, o primeiro seu diretor. A primeira turma formada pela Escola Normal de Natal, em 04 de dezembro de 1910.
O estabelecimento de ensino funcionou no Atheneu Norte-Rio-Grandense até 31 de dezembro de 1910. No ano seguinte, mudou-se para as instalações do “edifício escolar de mais amplas e majestosas proporções”, o Grupo Escolar Augusto Severo. À época um moderno prédio escolar instalado na Praça homônima, no Bairro da Ribeira, em Natal. Além da escola elementar modelo, o prédio passou a abrigar a instituição de formação para o magistério.
Na década de 1920, a Escola Normal de Natal estava consolidada como a instituição de preparo do magistério primário potiguar.
A história da Escola Normal mantém uma estrita relação com a implementação da instrução pública, em especial, com a instrução primária, uma vez que ela tinha por fim formar os professores que atuariam na instrução da infância.
Parabéns pelo belo acervo e por deixá-lo a disposição de uma mente curiosa, meu intuito é fazer no tiktok e kwai vídeos curtos sobre os pontos históricos da cidade