Cais da Tavares de Lyra

Em 1908, foi lançada pelo Governo Estadual, a proposta de construção da avenida do porto, projeto idealizado por Pedro Velho, que havia falecido no ano anterior. O projeto consistia na abertura de uma nova avenida, entre a Tavares de Lyra e a Rua Sachet. A construção desta avenida, em frente ao cais, favorecia o passeio público por essa região, estimulando parte da população a visitar o cais, para contemplar o rio Potengi e os navios que desembarcavam no porto. Essa proposta de avenida nos mostra, como o porto passava no Período Republicano a ser pensado, pelos grupos dirigentes locais, como um espaço integrado totalmente à cidade, sendo um ponto obrigatório do itinerário de visitas na capital.

Na foto tirada em 1904 por Bruno Bougard, podemos visualizar o início do processo de arborização da praça em frente ao cais, idealizado pelo governador. A questão das árvores na cidade perante o processo de modernização mobilizado no espaço urbano rendeu várias matérias nos principais periódicos natalenses, que viam como essencial a sua manutenção na capital. A presença destas, no tecido urbano, representou, para uma parte dos natalenses, a sobrevivência de uma Natal antiga, da tradição e dos valores associados ao tecido urbano que não poderiam se perder com as mudanças promovidas pelo estado, na capital. Além disso, a presença das árvores era considerada importante, para o embelezamento da área urbana e para a saúde dos corpos.

Cais da Tavares de Lyra
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *