Confecções Guararapes

A história da Guararapes teve início em 1947, quando os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram sua primeira loja de roupas chamada ” A Capital “, em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no Nordeste começava a se desenvolver.

Em outubro de 1956, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha fundaram a Guararapes, em Recife (PE). Dois anos depois, sua matriz foi transferida para Natal (RN), com a inauguração de sua primeira fábrica, com 2.700m² de área construída e onde se mantém até os dias de hoje.

No início da década de 1970, o capital da empresa foi aberto e, em 1976, foram construídas as fábricas de Fortaleza (CE) e de Mossoró (RN). Nesse mesmo ano foi criada a cadeia de lojas Super G.

Em 1979, a Guararapes adquiriu as lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento do Grupo atualmente. Nesse mesmo ano, foi inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal (RN), com 40.000m² de área construída.

Idealizada por Flávio Rocha, em 1982, foi lançada a marca Pool, grife que sempre se manteve conectada com os jovens e foi ícone de moda nos anos 80, além de ter sido a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando competia nas categorias Kart e Fórmula-3.

Em 1997, a unidade fabril de Natal (RN) foi transferida e ampliada para o distrito industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de 150.000m², responsável pela produção da malharia do Grupo e por parte da camisaria, enquanto as três unidades fabris de Fortaleza (CE) produzem tecido plano (sarja, jeans e camisaria).

O Grupo vem investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para desenvolver seu modelo integrado, a fim de aperfeiçoar o timing entre o desenvolvimento do produto e a entrega nas lojas. Para isso, conta com três centros de distribuição, um em Extremoz (RN), inaugurado em 2000, com 58.000m², outro em Guarulhos (SP), inaugurado em 2002, com 85.000m² e outro em Manaus, com 6.000m².

Além da Riachuelo, o Grupo é proprietário da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall e da Transportadora Casa Verde.

Atualmente, 100% da produção da Guararapes é destinada à Riachuelo. Esse processo passou a ser desenvolvido com maior intensidade a partir de 2005, porém, apenas em 2008 a produção passou a ser totalmente direcionada para a rede de lojas do Grupo.

Além da relação entre varejo e Confecção, a Companhia mantém a gestão integrada também de sua operação financeira, direcionando todos seus esforços na obtenção do máximo global de suas operações, fato que permite que a Companhia seja o único player a integrar as três vertentes de seu negócio: varejo, indústria e financeira.

Fonte: Riachuelo

Confecções Guararapes – NATAL 1960
Fábrica Guararapes antigamente
década 70/80. Ficava onde hoje é Shopping midway. Entre a Av. Bernado Vieira e Av. Salgado Filho
Construção da Guararapes.
Confecções Guararapes, onde hoje é o Midway Mall. Conhecida Quinze, Avenida Hermes da Fonseca / Avenida Bernardo Vieira
RN Econômico NOV/DEZ 1976
Fábrica Guararapes, Av. Bernado Vieira. Hoje é onde está construído o Shopping Midway Mall.
Foto: Jaeci.
Vista interna da Confecções Guararapes S.A

A história da Guararapes começou em 1947, quando Nevaldo Rocha abriu sua primeira loja de roupas chamada “A Capital”, em Natal. Quatro anos depois, a empresa inaugurou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda. Em outubro de 1956, Nevaldo e seu irmão, Newton Rocha, fundaram a Guararapes em Recife (PE). Dois anos depois, mudaram a matriz para Natal, onde se mantém até hoje. Foto: Jaeci Emerenciano Galvão.
Fábrica da Guararapes quando ainda era no prédio que hoje é o Midway e seus funcionários.
A força da mão de obra feminina nas Confecções Guararapes na época em que era sedia na área onde se localiza o Shopping Midway.
Cartão-postal: Jaeci Galvão. Parque Industrial de Confecção Guararapes. Ano de 1976. Gráfica Ambrosiana. Fonte: Jaeci Junior.

Observamos nesse postal, longe dos espaços aonde reside o operariado, o conhecido parque industrial de confecções Guararapes, que é destacado em sua opulência espacial. E é essa imagem que toma o cenário do postal, fotografia que chega aos funcionários como uma mensagem de Feliz Natal e próspero ano de 1977.
Primeira foto em Preto & Branco CIC – Centro Industrial de Confecções a frente Confecções Guararapes
Segunda Foto -. MIDWAY
Ambos no mesmo espaço
Nevaldo Rocha faleceu em uma quarta-feira, 18/06/2020. Era um dos empresários mais bem sucedidos do Rio Grande do Norte. Dono das Lojas Riachuelo, Nevaldo nasceu no sertão potiguar, abandonou a escola aos 12 anos, e durante a Guerra passou a vender relógios para os americanos e militares brasileiros. Ele se destacou tanto como vendedor que em pouco tempo acabou comprando a loja do seu antigo patrão. No final da década de 1940 fez sua própria loja (“A Capital”) no bairro da Ribeira, e 39 anos depois seu grupo empresarial (Guararapes Confecções) comprou a Riachuelo.
O empresário Nevaldo Rocha morreu aos 91 anos enquanto dormia, na madrugada do dia (17). Nevaldo completaria 92 anos no dia 21 de julho. O comunicado da morte foi feito por Flávio Rocha que é seu filho e herdeiro do grupo.

Nevaldo Rocha começou a sua história de empreendedorismo no Rio Grande do Norte, natural de Caraúbas/RN se tornou um dos maiores empresários do Brasil, sendo fundador do Grupo Guararapes, e dono das mais de 100l Lojas Riachuelo espalhadas pelo no continente. A antiga Avenida Bernardo Vieira, hoje recebe o seu nome.
Fotos: Ney Douglas Marques
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

One thought on “Confecções Guararapes

  • 24 de julho de 2023 em 9:56 pm
    Permalink

    Boa noite, eu com grande alegria já trabalhei na confecção Guararapes, quando era no bairro da Casa Verde, São Paulo. Conheci pessoalmente o Saudoso Sr. Nivaldo, excelente pessoa. Trabalhei lá 6 anos , saí por motivo de saúde……Bons tempos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *