Moema Tinoco da Cunha Lima

Moema Tinoco da Cunha Lima, nasceu em 04 de junho de 1947, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Filha do Sr. Artur Tinoco Filho e Carmésia Ramalho Tinoco. Concluiu seus estudos de 1º e 2º graus no colégio Regina Pacis na cidade de Recife em Pernambuco. Trabalhou como professora em João Pessoa e formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em 1967 casou-se com o advogado escritor e poeta Diógenes da Cunha Lima. Dos padrinhos do seu casamento, destacam-se os ilustres norteriograndenses Luís da Câmara Cascudo e Onofre Lopes. Teve três filhos chamados Leila, Diógenes Neto e Cristine.

Entre os seus feitos, colaborou com a criação da ADOTE, Associação e Orientação aos Deficientes de Natal, fundou e orientou o Centro de Reabilitação juntamente com a médica Lenira Bessa e a fisioterapeuta Solange Brandão, incentivou o programa Natal da Criança Pobre, realizou festivais de música popular potiguar que originou o projeto Memória Musical da UFRN.

Em 1987 recebeu o título de cidadã natalense  da Câmara Municipal de Natal. Faleceu no dia 06 de setembro de 1991 de uma  paralisia .  O Livro Ensina-se a Viver é uma das grandes lições de vida deixadas por Moema. 

ALFABETO DE MOEMA ( Retirado do livro Ensina-se a Viver)

A-    Advogado – uma profissão elástica, procura e acha a lei para cada caso.

B-    Beleza – É notada, sentida. Se muita amostra não se vê, não se sente.

C-     Muita coisa. Carinho, Casamento, Cristine, Cadeira de rodas.

D-    Definição de Moema: Você é a sabedoria que os sábios desconhecem. ( Diógenes Neto)

E-    Emoção: É o que mexe com a gente. Uma música boa, um caminho, uma palavra, um quadro de bom pintor.

F-     Fazer: o mundo precisa de pessoas que falem menos e façam mais.

G-   Gostar: gostar do que é certo,bonito e direito é fácil.

H-    Herança: Herdei coragem, inteligência e educação. Com o que herdei dá para viver sem pernas.

I-       Intimidade: A intimidade com educação possibilita a sobrevivência do amor.

J-      Jesus: magnânimo, Ele vai além do seu horizonte único beleza que tem sempre paz maior que a nossa.

K-   No meu alfabeto não tem K.L-    Lei .Tem lei pra tudo, até lei conveniente e inconveniente.

M-  Sou eu, mar, Moema. Mulher só intelectual é chato foi feita para isso, para ser querida.

N-    Natal. Gente da cidade e tenho certeza que a cidade gosta muito de mim.

O-    Otimismo: É um motor de alegria e felicidade.

P-     Paraíba: Sou Ramalho mulher de Paraíba. Professora: só ensino o que tem, cada um deve fazer o seu laboratório da vida

Q-    Querer bem: É não enxergar os defeitos da outra pessoa.

R-    Religião: gosto de todas, porque acredito em Deus e na caridade.

S-     Saudade: É uma falta, geralmente triste, de um lembrança alegre.

T-    Tempo: Se os dias têm cores, o domingo é azul.

U-    Universidade: Deve preparar pessoas úteis, com vaidades e sabedores diferentes.

V-    Viver o minuto: imagine o verdadeiro olhar da Moema.

X- Xerém é comida gostosa, tem salgado, dai e ao gosto.

Pensamentos

“ Ela é também da raça da onça.”    (Diógenes de Cunha Lima)

“ Quando você tiver um problema sem solução, vá ver o mar.”  ( Moema Tinoco da Cunha Lima)

“Solidão: é ter que ficar deitada olhando para o fundo de uma lâmpada.” (Moema Tinoco da Cunha Lima)

“Música boa é a que acalma. Erudita ou popular.” (Moema Tinoco da Cunha Lima)

Legado

CMEI: “Ensina-se a viver” é o nome de um livro da educadora Moema Tinoco da Cunha Lima, falecida em 1991. “Ensina-se a viver” bem poderia ser também o lema do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) inaugurado em Neópolis no dia 27/08/2009 pela então prefeita Micarla de Sousa, e que leva o nome da escritora. O Cmei atendeu incialmente 70 crianças, em tempo integral, a partir da próxima segunda-feira, dia 31. O centro oferecerá aulas e atividades diversas, em uma estrutura toda remodelada, com direito a parquinho de diversões, amplo acervo de livros, brinquedos e três salas de aula.

O centro recebe crianças dos dois aos cinco anos e 11 meses, filhos de moradores não só de Neópolis, mas também do Cidade Verde, Nova Parnamirim, Pirangi, Jiqui, e até mesmo de famílias da zona Norte, cujas mães trabalham na zona Sul e deixam suas crianças aos cuidados dos educadores.

O presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, viúvo de Moema Tinoco, prestigiou a inauguração e lembrou na ocasião que a educadora estaria orgulhosa de ver o trabalho realizado no centro de Educação Infantil. “Moema dedicou sua vida a ensinar crianças e, mesmo tendo nascido em João Pessoa, sempre trabalhou em prol de Natal e foi reconhecida com o título de cidadã natalense”, recorda.



Avenida: A professora e escritora Moema Tinoco da Cunha Lima provavelmente nunca imaginou que seu nome seria frequentemente associado a uma avenida. A Avenida Moema Tinoco tem aproximadamente 6 quilômetros de extensão. A via liga a Avenida João Medeiros Filho à BR-101 Norte.

A avenida Moema Tinoco tem grande importância para a atividade turística, já que é rota para praias do litoral norte do Estado. É caminho para praias como Maracajaú, Perobas e Jenipabu.

Ideário

A revista Bzzz edição de janeiro de 2016 publicou matéria que conta a vida e obra da escritoria a qual reproduzo aqui para consulta. A resolução não está, mas com boa vontade na leitura oferece uma rica fonte de material para mais pesquisas.

Fontes:

Moema Tinoco está intransitável – Tribuna do Norte – http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/moema-tinoco-esta-intransita-vel/334273 – Acesso em 27/12/2021.

UM PEQUENO TRECHO DA VIDA DE MOEMA TINOCO – BLOG DAS ESCOLAS DO POLO VIII – http://escolaspolo8dgc.blogspot.com/2012/01/um-pqqueno-trecho-da-vida-de-moema.html?m=1 – Acesso em 27/12/2021

MOEMA TINOCO na revista BZZZ – Diogenes – Memória Cutural – http://diogenesdcl.blogspot.com/2016/01/moema-tinoco-na-revista-bzzz.html – Acesso em 27/12/2021

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *