O antigo sonho da nova catedral

Por volta de 1918 já existia o movimento de arrecadação de fundos visando a construção da nova Catedral na Cidade Alta. Desde esse tempo que os natalenses já desconfiavam da viabilidade da construção e conclusão da mesma. É daí que surgiu o tradicional comentário “Fulano só vai casar quando a Catedral for concluída”. Ainda em 1918, o jovem Luís da Câmara Cascudo escreveu seu primeiro artigo no jornal “A Imprensa” com o título “Bric-à-Brac”.

Dos bondes ao Hippie Drive-in [recurso eletrônico]: fragmentos do cotidiano da cidade do Natal/ Carlos e Fred Sizenando Rossiter Pinheiro. – Natal, RN: EDUFRN, 2017.

Foto aérea parcial do Centro de Natal feita por Grevy na qual vemos em destaque a antiga Praça Pio X (Atual Catedral Nova). Destaca-se na paisagem o cruzamento da Avenida Deodoro da Fonseca com a Rua João Pessoa, bem como a Rua Jundiaí e a Avenida Mal. Floreano Peixoto. #FatoseFotosdeNatalAntiga #NatalRN #PraçaPioX
Anuncio de um jornal antigo de Natal, referindo-se à construção da nova catedral – (solicitação de cimento)
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *