Zé Areia

A Figura folclórica, Zé areia, chamava-se José Antônio Areia Filho, nascido em 1901 e falecido em 1972, boêmio inveterado que, com suas às suas piadas e sátiras, naturalmente improvisadas, era reconhecido e enaltecido pelo povo de Natal. Ele trabalhou na Base de Parnamirim, como barbeiro dos soldados americanos, muitos dos quais não foram vítimas de suas piadas.

Zé Areia não conseguia vender um de seus saguis, que tinha feridas na cabeça pelada. Daí teve um uma ideia para dar saída à mercadoria. Arranjou um punhado de selos velhos e pregou-os na cabeça do bicho, fazendo uma espécie de capacete.

Um americano, que resolveu comprá-lo, perguntou o que significava aquilo na cabeça do animal, ao que Zé Areia esclareceu:

– Sabe alfândega? Muita fiscalização!…

No período da II Guerra em Natal, são inúmeros os fatos pitorescos envolvendo brasileiros e americanos, alguns deles sem confirmação.

Fontes: Dos Bondes ao Hippie Drive-in e Blog Eu Sou Das Antigas

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *