A fonte ornamental Índio estrangula jiboia

Há  uns dois anos, em uma das minhas expedições fotográficas, me deparei com a mais bela fonte de água que tive a oportunidade de ver em toda a minha vida. Foi amor a primeira vista que logo despertou a curiosidade. sobre suas origens. Sem fontes, com as devidas desculpas ao trocadilho pernicioso, mesmo entre os historiadores. Deixei ao menos momentaneamente aquela história para um outra oportunidade até ao menos ter o mínimo de material suficiente para que eu pudesse contara sua história. Ao menos até o presente momento. É sobre este magnifico aparato urbano centenário que dedico esta publicação.

ANTECEDENTES

A Praça Augusto Severo situava-se num dos endereços mais importantes da cidade no início do século XX. Nesta área, encontra-se o Teatro Alberto Maranhão e o prédio do Grupo Escolar Augusto Severo. Os melhores e mais luxuosos hotéis ficavam circunscritos nesse logradouro, além do cinema, o Polytheama. A Estação Ferroviária também estava na Praça Augusto Severo. O porto de Natal fica bem próximo dela. Essa praça era o primeiro local visto pelos passageiros que desembarcavam na cidade.

Mas nem sempre fora assim. A área que corresponde a essa praça não passava de um terreno pantanoso e alagadiço das águas do Potengi, águas estas consideradas “impregnadas de matérias vegetais putrefatas”, causadora de doenças (NESI, Jeanne Fonseca Leite. Caminhos de Natal. Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 1997. p. 84.). Até pouco tempo antes dessas modificações, Natal era apenas uma cidade considerada atrasada, com matadouros públicos, com problemas de insalubridade e de coleta do lixo e uma população, que segundo relatos da época, não conseguia seguir normas de higiene.

Augusto Tavares de Lyra assumiu o Governo do Estado em 25 de março de 1904, ficando no poder até 05 de novembro de 1906.

Augusto Tavares de Lyra assumiu o governo do Rio Grande do Norte em um momento delicado, quando o Estado encontrava-se há cinco anos numa seca devastadora que ocasionou a morte de muitos potiguares O ano de 1904, embora referido nas mensagens de governo como um período de poucas finanças, registra a realização de uma importante obra pública; o aterro e  ajardinamento da antiga Praça da República, na Ribeira que, por meio de uma Resolução da Intendência Municipal, passou a se denominar Praça Augusto Severo, em maio de 1902.

Reclamava-se a urgência da intervenção nesse espaço, pois – em períodos de inverno – vivia constantemente inundado pelas águas do rio, o que suscitaria os vapores miasmáticos, fator pelo qual era apontado como foco de pestes. A proximidade com o Teatro Carlos Gomes e a ameaça contínua de epidemias justificaram a execução desse serviço, muito requisitado pelos médicos e pelas administrações passadas.

A obra, iniciada em 01 de junho de 1904, ficou a cargo do arquiteto Herculano  Ramos – o mesmo responsável pela construção do Teatro Carlos Gomes (local cada vez mais valorizado para uso da classe abastada).

Entre 1904 e 1914, o arquiteto mineiro, Herculano Ramos, foi o profissional contratado pelo governo estadual, como projetista e construtor, para encarregar-se de parte das obras públicas da cidade.

Essa ação, além de se constituir em uma medida de higiene pública, representou uma importante modificação na estrutura física da Cidade do Natal. A obra passava a interligar fisicamente os seus dois bairros consolidados: Cidade Alta e Ribeira, antes separados por uma campina pantanosa, agora transformada em praça. Os recursos foram federais para obras contra a seca, sendo os próprios retirantes utilizados como mão-de-obra.

No início do século XX a área correspondente à praça começou a ser drenada e saneada, dando origem a já referenciada Praça da República que tinha proporções bem menores do que a Praça Augusto Severo. Em 11 de julho de 1904 o arquiteto Herculano Ramos foi contratado pelo governo estadual para projetar o aterro e ajardinamento da Praça Augusto Severo gastando cerca de 62.446$861.

O ajardinamento da área incluiu o aproveitamento da primeira ponte de madeira instalada em 1604 e reconstruída por volta de 1793. Vale destacar que participaram da execução desta obra os flagelados da seca de 1904, como grupo de trabalho para execução das obras da capital e interior, dentre os quais, para construção da ferrovia Natal a Ceará-Mirim, outro grupo para execução do calçamento e abertura de ruas da Cidade Alta, segundo Lima (2001, p.29).

Não pode, porém, completar a obra iniciada até o término do seu mandato governamental, porque, na constituição do ministério do presidente Afonso Pena foi convidado para assumir a pasta da Justiça e Negócios Interiores, interrompendo o governo, quando ainda lhe faltavam um ano e cinco meses para concluí-lo.

Desta forma podemos concluir pelos registros históricos que foi o governador Tavares de Lyra (gestão de 25 de março de 1904 a 5 de novembro de 1906) quem contratou os serviços do renomado arquiteto Herculano Ramos em 11 de julho de 1904 que por sua vez encomendou a fonte índio com jiboia para dotar a praça Augusto Severo de aparatos urbanos. Esta conclusão é reforçada pelo próprio no qual esta gravado a informação.

OS ADORNOS URBANOS

Em outubro de 1905 foi assentada na praça uma fonte de ferro fundido, de alto valor artístico, confeccionada na Europa, possivelmente França país no qual grande parte dos adornos das praças e edificações de Natal naquele época era importado. Em 15 de novembro de 1905 a praça foi entregue à serventia pública. O antigo pântano havia sido transformado em um dos mais belos recantos de Natal.

A praça ocupava uma vasta área, hoje bastante reduzia. Apresentava alamedas formadas por oitizeiros e palmeiras imperiais. Havia um canal de cimento e pedra que circulava toda a praça […]

O canal era cortado por três pontes rústicas, muito pitorescas. Posteriormente o canal foi ateado. Embora sem qualquer serventia, inda existe uma pontezinha de alvenaria e concreto, que substituiu a primitiva executada […], imitando bambu oriental.

Próximo à casa da viúva de Juvino Barreto […] havia um caramanchão com uma cobertura de quatro águas, envolvido por velas trepadeiras. Havia também um grandioso coreto com estrutura em aço (NESI, Jeanne Fonseca Leite. Caminhos de Natal. p. 88.).

Montagem do Cenário de Modernidade da Cidade do Natal – início do século XX. Fonte: Elaboração da autora com imagens de Miranda (1981). Nota do editor: o ponto verde inferior é a fonte ornamental Índio com jiboia.
O cenário de civilização formado após a chegada da Estação. O bonde completava a integração do transporte de escala regional com o transporte intraurbano. Fonte: Produção do autor a partir de dissertação de Ana Zélia Maria Moreira, Um espaço pioneiro de modernidade educacional: grupo escolar Augusto Severo – Natal/RN (1908-1913).
Reconstrução do antigo belo jardim da praça Augusto Severo. (a) estátua de Augusto Severo;(b) fonte do índio com a jiboia; (c) coreto de madeira. Fonte: Nobre (2008). Vemos mais nitidamente a localização da fonte na Praça Augusto Severo.
Aspecto da Praça Augusto Severo, em 1905, quando da sua inauguração, pelo governador Augusto Tavares de Lyra. Projeto e construção do engenheiro Herculano Ramos. Fotografia de Bruno Bourgard publicada em revista francesa com a seguinte legenda: “Place Augusto Sévero et Théatre dans Ville de Natal”.
O Salgado da Ribeira tinha acabado de ser aterrado. A Praça Augusto Severo, antiga Praça da República, começava a receber as primeiras mudas para o ajardinamento, presenteadas pelos natalenses, a pedido de Herculano Ramos, autor do projeto.
Postal da praça Augusto Severo, por volta de 1910 mostrando um trecho da antiga rua das lojas, atual rua Dr. Barata. Fonte: Por João Emilio Gerodetti, Carlos Cornejo (2004)
Postal da praça Augusto Severo, por volta de 1910 mostrando um trecho da antiga rua das lojas, atual rua Dr. Barata.
“Os serviços dessa praça foram concluídos em maio de 1905, no governo seguinte, mais de um ano depois de inaugurado o teatro, quando foram construídas pontes rústicas para atravessar os canais que permaneceram após o aterro” (MARIZO e tal apud GIOVANA, 2000).
Segundo Macedo, a praça tinha um desenho orgânico, que poderia relacioná-la com o estilo inglês, que valoriza a composição da paisagem natural. Seus principais pontos de atração eram a estátua homônima, o coreto e as pontes (ROBBA e MACEDO apud SOUSA, A., 2013).
Praça Augusto Severo, Ribeira – anos 40 – Natal RN.
Natal – Coreto da Praça Augusto Severo.

É de se estranhar como um monumento tão belo e significativo não tenha tido a mesma atenção nos registros fotográficos da época como foram as pontes e a estátua de Augusto Severo na praça Augusto Severo. Nem mesmo citações dos jornais foram encontrados, nem por sua aprovação, portanto devoção, tão pouco por sua rejeição traduzida em reclamações por parte da população.

AS INTERVENÇÕES

Em fins de 1937, várias realizações viárias são iniciadas, tendo como norte as diretrizes estabelecidas pelo Plano Palumbo de 1929, tais como a avenida “em contorno á Montagem e a Limpa, ligando os bairros centraes á Praia do Meio” (MELHORANDO…, 1937). Uma das grandes obras do período é a passagem de uma nova Avenida na Praça Augusto Severo, segmentando-a ao meio. A medida tem como grande objetivo possibilitar a comunicação entre duas importantes artérias da cidade:

as avenidas Junqueira Aires e Nísia Floresta. Essa intervenção é vista de maneira imperiosa pelos periódicos, triste, porém, necessário ao progresso material da cidade.

O jardim da praça Augusto Severo cahiu em cheio no plano esthetico da cidade. Por elle se fará a juncção das Avenidas Junqueira Ayres e Nysia Floresta. Mas, por uma dessas coisas do destino, uma das pontes mais pitorescas e a velha cabana de pedra ficaram na faixa projectada através do jardim. Hontem passei por lá e tive uma pena enorme diante da demolição impiedosa. Da cabana restavam apenas as pedras espalhadas no quadrado de cimento que o tempo arrebentara. Da ponte, as marretas levavam as primeiras mirantes imitando madeira tosca. Sobre a ponte cruzavam os demolidores. A obra de Herculano Ramos estava ali sofrendo o golpe austero e decidido. Perto, o machado rotava as arvores pelos troncos. E eu pensei, e commigo muita gente pensou: Cahiu a cabana tosca. A ponte rustica desaparece. Entretanto, há de ficar alguma coisa na lembrança daquelles que viram nos velhos tempos a praça movimentada, sonora, cheia de gente e cheia de vida. A cabana foi recanto romântico de namorados felizes. A ponte delicioso passatempo, idyllio da juventude sentimental, ponto de recordações agradáveis que as pelliculas photographicas fixaram. E tudo isso há de deixar saudade… O sentimentalismo, todavia, cede logar aos factores do progresso. Ali será em breve uma larga avenida. Transito fácil, linha de bonde, estação de espera, movimento mundano. Em consequência, alargamento do trecho final da Avenida Junqueira Ayres e de toda a rua Juvino Barreto (MELHORANDO…, 1937, p. 02).

Natal – Trecho da Praça Augusto Severo em 1942
Praça Augusto Severo, Ribeira. Acervo: Eduardo Alexandre.
Natal – Praça Augusto Severo. Foto: Grevy.
Estação ferroviária – Praça Augusto Severo.
Jaeci, Ribeira anos 50!!

Embora não tenha encontrado referências a respeito a reforma retirou a fante do seu local original sendo encontrada e um raro registro fotográfico do outro lado da praça Augusto Severo totalmente isolada e sem aparentemente funcionamento.

ESQUECIMENTO

Em uma das várias reformas que desfigurou a Praça Augusto Severo entre as décadas de 50 e 60 do século XX a fonte foi removida de seu lugar de origem assim apontas as fotos desta época. Não sei que paradeiro tomou a partir deste período histórico, porém verifico que não sou o único visto que autores já na década de 70 questionaram o seu paradeiro.

Sobre tão frondosa obra urbanística, Lauro Pinto descreve os aparatos urbanos e questiona sobre o paradeiro da fonte ornamental:

Na Ribeira existiu – porque hoje só encontramos um grosso arremedo – o mais belo e encantador jardim da cidade, uma verdadeira obra prima de arte e bom gôsto. Natal jamais terá outro igual. Jardim que alegrava os olhos e a alma dos natalenses. Era um grande èden que tomava toda a praça Augusto Severo, em forma circular, muitas árvores, canteiros floridos e bem tratados. O jardim era cortado por alamêdas com o piso de pedrinhas, vários canais e pontes que com a maré cheia causava deslumbramento. […] Possuia o jardim um grande e belo coreto de madeira, montado em base de alvenaria [..] Havia mais outra grandiosidade: uma fonte ornamental de bronze, constante de uma bacia tendo no centro, em plano elevado, um índio estrangulando uma jiboia que jorrava água pela boca. Esta riqueza em arte e bronze desapareceu. No mesmo éden havia uma herma de Nísia Floresta, em bronze, num pedestal de pedra polida, bastante simples, mas muito bonito. Onde está ela? (PINTO, P,27).

Imagem da Praça após divisão e construção do Terminal Rodoviário, nos anos 1960. Já não vemos a fonte em seu local de origem.

PALÁCIO DO GOVERNO

Segue as fotos registradas em uma das minhas expedições fotográficas na qual registra que a fonte ornamental índio com jiboia entra-se nos fundo do prédio do antigo Palácio do Governo (atual Pinacoteca). O monumento está em bom estado de conservação, porém já apresenta vários pontos de ferrugem. Trata-se de um patrimônio histórico de valor inestimável que como todas as demais relíquias da Cidade de Natal, entre as quais a Coluna Capitolina e o Pelourinho, encontra- se custodiada e longe dos olhares e da admiração da população natalense. Querem saber? Melhor assim outros ornamentos em edificações históricas da mesma época foram furtados ou vandalizados. Triste de uma cidade que não entende o seu valor histórico.

A estátua encontra-se nos fundos do antigo Palácio do Governo (atual pinacoteca).
Detalhe do Jardim da Pinacoteca. Fonte de ferro fundido confeccionada na Europa. A mesma representava a figura de uma índio estrangulando uma jibóia que jorrava água pela boca. Originalmente a fonte foi instalada na praça Augusto Severo, na Ribeira.

COLABORAÇÃO

A Fonte fazia parte da nova urbanização pensada para Natal aos moldes europeus nos anos 1900. A Fonte é composta por duas peças: coluna, desenvolvida pelo artista Hubert Lavigne, e a escultura de nome “América” retratando um jovem indígena dominando uma serpente, simbolizando o continente americano que foi idealizada por outro artista chamado Mathurin Moreau. A Fonte foi fabricada em ferro fundido na fundição Du Val D’Osne, na França.

O Brasil é um dos países que mais possui peças da Fundição Val D’Osne, que era especialista em decoração artística, a empresa surgiu na década de 1830 e teve suas atividades encerradas em 1986.
A escultura “América” que temos hoje resguardado no jardim do Palácio Potengi (Pinacoteca do Estado), também pode ser encontrado na Praça Marechal Deodoro na cidade de Maceió, assim como existe outro exemplar no jardim do Palácio do Catete no Rio de Janeiro, a escultura forma com outras quatro uma composição que representa os cinco continentes: América, Ásia, África, Europa e Oceania. Porém só em Natal que temos o privilégio de ter a escultura com função de fonte de água.

Dou parabéns para a página por trazer para nós através de fotos é fatos, monumentos que fizeram parte da nossa identidade e merecem ser novamente apreciados e valorizados pelo natalense.

Por @shisio , colaborador nesta postagem, em 15/10/2022.

FONTES PRIMÁRIAS:

LIMA, Pedro de. Natal século XX: do urbanismo ao planejamento urbano. Natal: EDUFRN. 2001.

MELHORANDO a cidade, A Republica, Natal, ano 68, 21 out. 1937.

MIRANDA, João Maurício Fernandes de. 380 anos de história fotográfica de Natal (1599 – 1979). Natal: EDUFRN, 1981.

NOBRE, Paulo José Lisboa e tal. Um jardim esquecido na Ribeira do Natal. In: ARQUIMEMÓRIA: Sobre a preservação do patrimônio edificado, 3. 2008, Salvador. Anais eletrônicos…, Salvador: [s.n]., 2008.

OLIVEIRA, Giovana P. de. De cidade a Cidade: O processo de modernização do Natal 1889/1913. Natal: EDUFRN, 2000.

PINTO, Laudo. Natal que eu vi. Natal: Imprensa Universitária, 1971. 71 p.

SOUSA, Rebeca Grilo. Da cidade colonial à metrópole modernizada: Lima Barreto e as reformas urbanas no início do século XX. 2013. 120 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: 2013.

FONTES:

A Família do Tesouro: a monumentalização da família Albuquerque Maranhão e a luta pelo poder no Rio Grande do Norte (1889-1914) / Helensandra Lima da Costa. – 2013.

Caminhos de Natal / Jeanne Fonseca Leite Nesi ; ilustrações, Urban Sketchers Natal. – Dados eletrônicos (1 arquivo PDF). – 2. ed. – Natal, RN : IPHAN, 2020.

Caminhos que estruturam cidades: redes técnicas de transporte sobre trilhos e a conformação intra-urbana de Natal / Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros. – Natal, RN, 2011.

Um espaço pioneiro de modernidade educacional: Grupo Escolar “Augusto Severo” – Natal/RN (1908-13). Ana Zélia Maria Moreira. – Natal, RN, 2005.

Um artífice mineiro pelo país: formação, trajetória e produção do arquiteto Herculano Ramos em Natal / Débora Youchoubel Pereira de Araújo Luna. -Natal, RN, 2016.

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