Ivan Dmitri

Descendente de armênios, Ivan Dmitri é o pseudônimo adotado pelo artista Levon West (gravura e aquarela) para assinar os trabalhos fotográficos. Dmitri foi um dos nomes que contribuíram com a aceitação da fotografia como arte. O fotógrafo norte-americano esteve em Natal em 1944.

O material produzido por este fotógrafo, de maneira bastante interessante, mostra em vivas cores o que foi o impacto daqueles dias em Natal e Parnamirim Field. As imagens foram divulgadas para dar visibilidade ao arquivo que a Getty Images mantém disponível para venda.

FAMÍLIA

Ivan Dmitri (ou Dmitre ) (nascido em 3 de fevereiro de 1900; falecido em 25 de abril de 1968), nascido Levon Fairchild West (Assadoorian), foi um gravador e artista fotográfico americano. Seu trabalho fez parte do evento de pintura na competição de arte nos Jogos Olímpicos de Verão de 1932 .

West nasceu em Centerville , Dakota do Sul , filho de Avedis Madros West e Henrietta West. Seu pai era um ministro congregacional , que imigrou da Armênia. A família mudou seu nome para “West” quando Levon e seus irmãos não quiseram se alistar no serviço durante a Primeira Guerra Mundial sob seu sobrenome armênio, Assadoorian. O nome West foi escolhido por ser o nome de solteira da mãe de Levon. Levon West adotou o pseudônimo de “Ivan Dmitri” para usar em seu trabalho de fotografia colorida. Suas gravuras e aquarelas sempre foram feitas sob seu nome original, Levon West.

Levon West mudou-se com frequência quando menino, pois seu pai pregava em uma série de cidades da Dakota do Norte . Seu pai foi pastor da Igreja Congregacional em Glen Ullin , de 1914 a 1918, quando a família se mudou para Harvey.

Em 1943, West se casou com Louise Remington.

FORMAÇÃO

West se formou na Harvey High School como orador da turma. Ele em Harvey, Dakota do Norte, lecionou na escola por um ano e se alistou na Marinha dos Estados Unidos. Quando a guerra terminou, West ensinou na escola em Wells County, Dakota do Norte.

Depois disso, West recebeu uma bolsa de estudos na Universidade de Minnesota, graduando-se em 1924.Ele queria fazer cursos quase inteiramente de arte na faculdade, mas seu pai insistiu que ele se especializasse em administração de empresas.

Enquanto estudava na Art Students’ League em Nova York, Dmitri desenhou esboços de diferentes tipos de aviões. Sua primeira chance como artista veio com a publicação de sua gravura de “The Spirit of St. Louis” após a chegada de Charles Lindbergh a Paris. Um esboço era do avião de Charles Lindbergh. Depois que ele descobriu que Lindbergh voou naquele avião em um vôo transatlântico recorde, ele rapidamente levou o esboço para o The New York Times. Esse esboço foi destaque na primeira página do jornal, o que impulsionou sua carreira como artista.  As gravuras de Levon West logo tiveram grande demanda.

CARREIRA PROFISSIONAL

Quando começou a trabalhar com fotografia colorida, Levon West adotou o pseudônimo de “Ivan Dmitri”, embora continuasse a usar o nome “Levon West” para seu trabalho não fotográfico. Ivan Dmitri foi um pioneiro na fotografia colorida e escreveu vários livros sobre o assunto, sendo o primeiro Color in Photography , em 1939.

A primeira capa fotográfica colorida na revista The Saturday Evening Post (29 de maio de 1937) foi de Dmitri, uma foto de um piloto de corrida de automóveis sentado em seu carro de corrida. Outra capa do SEP (16 de maio de 1944) era uma foto do General ‘Hap’ Arnold , com o B-17 voando acima, com uma tripulação do B-17 planejando um vôo. Esta capa era tão popular que o governo dos Estados Unidos usou a imagem da foto para imprimir um pôster muito raro do esforço de guerra da Segunda Guerra Mundial.

LEGADO

Como Ivan Dmitri, ele ajudou a obter a aceitação da fotografia como um meio de arte e estabeleceu uma das primeiras exposições de fotografia no Metropolitan Museum of Art de Nova York . Dmitri acreditava que tal movimento era necessário para que o público tratasse a fotografia como arte, e não apenas algo reservado para mídias menores como livros, revistas e jornais. A partir de 1959, Dimitri organizou uma série de exposições intituladas “Fotografia nas Belas Artes”.

Em 1959, Dmitri, em um esforço para obter a aceitação da fotografia como meio de arte, fundou a Photography in the Fine Arts. Ele foi o terceiro ganhador do prêmio North Dakota Theodore Roosevelt Rough Rider em abril de 1962.

Dmitri criou 11 capas para o The Saturday Evening Post .

Ganhando fama internacional por seus retratos sensíveis em fotografia colorida, gravuras e aquarelas, o trabalho de Ivan Dmitri foi exibido em quase todos os principais museus de arte do mundo ocidental.

West morreu em 25 de abril de 1968, aos 68 anos, no New York Hospital , na cidade de Nova York.

Ivan Dmitri apresentado em 13 de abril de 1962. Retrato pintado por:  Emmett Morgan.

NATAL NO FOCO

O jornal TRIBUNA DO NORTE, o principal jornal do Rio Grande do Norte, publicou em sua edição de número 079, de 27 de junho de 2015, uma interessante reportagem sobre algumas fotos produzidas pelo fotógrafo lituano Ivan Dimitri, que esteve em Natal em 1944. O material produzido por este fotógrafo, de maneira bastante interessante, mostra em vivas cores o que foi o impacto daqueles dias em Natal e Parnamirim Field.

As fotos bombaram em alguns blogs pela internet. Temos a clara convicção, mesmo com fortes críticas que recebo com certa frequência, que a nossa ideia de democratizar a informação histórica é extremamente válida. Este tipo de informação é um gerador de várias coisas positivas, até mesmo na questão da formação da identidade de um povo. Acredito que material histórico guardado por poucos ditos “doutos”, ou dentro de muros de instituições monolíticas que só olham para o próprio umbigo, ou entre pessoas que esperam que governos criem instituições com a ideia exclusiva de geração de recursos próprios e vantagens políticas, é algo verdadeiramente nefasto e complicado.

Na época foram publicadas 22 fotos de alta qualidade, coloridas, com ótima resolução, que mostram Natal e Parnamirim Field. Agora o fatos e Fotos de Natal Antiga a maior exposição sobre atribuída a este fotografo de nossa Cidade do Natal. Trata-se de quase 100 fotos. Um vislumbre do cotidiano de nossa cidade durante o período.

“Ainda tem muita coisa para ser mostrada, achada e catalogada. O que sabemos é pouco perto de tudo o que aconteceu por aqui”, garante o pesquisador Fred Nicolau, 50, ao comentar as preciosidades que vez por outra surgem na internet com material inédito sobre o período da Segunda Guerra em Natal. Raridades como a série de 22 fotos coloridas, liberadas pela agência fotográfica Getty Images, feitas pelo fotógrafo norte-americano Ivan Dmitri em 1943, comprovam como o assunto ainda rende. As imagens foram divulgadas para dar visibilidade ao arquivo que a Getty Images mantém disponível para venda.

A agência adquiriu o direito pelo acervo em 2007, do arquivista fotográfico Michael Ochs, 72, considerado pelo The New York Times “a principal fonte de imagens de artistas de rock do mundo”. As fotos foram feitas em cromo, um tipo especial de filme utilizado para slide, pois na época não havia tecnologia para fazer cópias coloridas em papel fotográfico, por isso 99% das imagens que ilustram essa fase é em preto e branco. A série até então inédita de fotos foi postada originalmente pelo BuzzFeed (buzzfeed.com), sob os cliques de Dmitri (1900-1968) mostra o cotidiano dos militares yankees na provincia: banho de mar em Ponta Negra sem poluição e com o Morro do Careca ainda ‘cabeludo’; o escambo gastronômico com nativos; os trabalhos na Base de Parnaminim; a presença dos potiguares; avides; oficiais; o acampamento.

Além do potencial turístico com alcance mundial, esse capítulo importante da história do RN gera um interesse local. “Essas fotografias são a sobra
do livro Flight to Everywhere, que Ivan Dmitri publicou em 1944 após circular o mundo de carona com o Comando de Transporte Aéreo das Forças Armadas Norte-americanas”, explicou Fred Nicolau. Na abertura de “Flight to Everywhere” o autor dedica o livro aos nossos homens das forças armadas dos Estados Unidos”, destaca o pesquisador.

Ele frisa que não dá para saber se as fotos divulgadas são as mais importantes: “Quem manipula esse material não não tem a menor noção disso, é trabalho dos pesquisadores identificar e destacar o que há de relevante, o que é raro e inédito”. O livro traz impressão colorida das imagens coloridas, o que é bem diferente da cópia fotográfica em cores.

Fred Nicolau contou que a grande maioria dos soldados e oficiais que moraram em Natal na época não eram combatentes de frente de batalha, atuavam no Comando do Transporte Aéreo e eram responsáveis pelo trânsito de tropas, suprimentos e equipamentos para todas as bases dos EUA espalhadas pelos cinco continentes. “Natal era um ponto estratégico da rota principal, bem mais movimentada e tranquila que a rota do Ártico que fechava durante o inverno. Ela (a rota) descia pela América Central e atravessava, a partir daqui, para a África, e de lá para para o resto do mundo”, lembrou Nicolau, que possui uma edição do livro de Ivan Dmitri. A obra não é considerada rara, sendo possível adquirir um exemplar ainda da primeira edição na loja virtual Amazon.com (a partir de U$ 2,78 dólares em capa dura, ou U$ 11,95 em brochura)e no e Bay por U$ 69 dólares a 3ª impressão que traz capa diferente da original. O pesquisador Rostand Medeiros, que mantém o blog Tok de História (tokdehistoria.com.br), contou que sua publicação replicando as fotos publicadas no BuzzFeed “bateu todos os recordes de acesso”: “Sempre temos um sentimento muito vivo quando sai al-go daqui lá fora. Acredito que a liberação a conta gota dessas fotos seja para despertar interesse comercial pelo acervo da Getty Ima-
ges”, disse Rostando.

A versão digital do livro “Flight to everywhere”, de van Dmitri está disponível para consulta e download no link http://ow.ly/0R6HI .0 post do BuzzFeed “22 fotos históricas da base aérea construída pelos americanos em Natal” está no link: http://ow.ly/OR6BM

AMOSTRA DAS FOTOS INÉDITAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Ivan Dmitri. The Saturday Evening. https://www.saturdayeveningpost.com/artists/ivan-dmitri/. Acesso em 01/05/2023.

Ivan Dmitri. Dakota North Be legendary. https://www.governor.nd.gov/theodore-roosevelt-rough-rider-award/ivan-dmitri. Acesso em 01/05/2023.

Ivan Dmitri. Wikipédia, a enciclopédia livre. https://en.wikipedia.org/wiki/Ivan_Dmitri. Acesso em 01/05/2023.

O Passado disponível. Tribuna do Norte. Ano 65,número 079, 27 de junho de 2015.

TOK DE HISTÓRIA NAS PÁGINAS DA TRIBUNA DO NORTE. Tok de História. https://tokdehistoria.com.br/tag/ivan-dimitri/. Acesso em 01/05/2023.

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga