A construção da Antiga Ponte de Igapó

Para atingir a Igapó o trem da Central do Rio Grande do Norte teve que transpor o rio Potengi através da poderosa ponte metálica de mais de 500 metros de extensão […] (CARETA 1949, p. 30),

Humberto Peregrino disse em uma de suas crônicas (CARETA, 1957, p.14, grifos nosso):


O trem saiu de Natal há mais de meia hora, já transpôs o rio Potengi sobre a poderosa ponte de ferro, já ficou para trás também a vila de Igapó, cujas as salina se extinguiram no abandono […] mas cujo sítios de mangueiras, cajueiros e coqueiros estão cada vez mais viçosos e pitorescos.

Para permitir a vinda do trem até ao bairro da Ribeira, em Natal, foi construída a ponte de Igapó pela The Cleveland Bridge & Engeering Company, de Darlington, na Inglaterra. Essa ponte sobre o rio Potengi mede 550 metros e foi inaugurada pelo governador Ferreira Chaves em 20/04/1916. (SOUZA, 2010, p.89).

A ponte ferroviária foi desativada na década de 70 quando foi inaugurada a ponte rodoferroviária ao lado da ponte de Igapó sobre o rio Potengi. Foi vendida a uma empresa de sucata do Recife que desmontou metade da ponte. Atualmente o que restou da ponte faz parte da paisagem de Natal para quem trafega na zona norte da capital potiguar.Abaixo mais imagens da ponte de Igapó.

Hoje, o que restou da estrutura de ferro já se tornou parte da paisagem urbana de Natal.

Construção

Em 1970, após 54 anos de uso, a Ponte Velha de Igapó – erguida para servir à Estrada de Ferro Central que ligava a capital ao interior do estado – foi desativada com a inauguração de uma nova ponte de concreto. Era o fim do contrato com a companhia britânica. Na mesma década, a parte metálica foi vendida para um comerciante de ferro que pretendia lucrar com a venda do material. Mas o alto custo do desmonte acabou interrompendo a destruição.
Na década de 1990, foi tombada pela Fundação José Augusto, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte.

Fotos históricas que retratam a construção da antiga ponte sobre o Rio Potengi. A Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva (mais conhecida como Ponte de Igapó, em referência ao bairro onde a ponte está localizada; ou ainda Ponte Velha, em referência a ponte nova), é uma ponte pênsil simples sustentada por vãos de ferro e concreto armado, localizada na cidade de Nata. A finalidade da ponte é ligar a Zona Norte de Natal ao restante da cidade, passando pelo Rio Potengi que corta a cidade.

A construção iniciou em 1913 e teve sua conclusão em 1915. Foi inaugurada em 20 de abril de 1916 e era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha ferrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações.

Construída durante o governo do Des. Ferreira Chaves, possuía uma extensão que totalizava 550 metros, com nove vãos de 50 metros e um de 70. Devido ao crescimento urbano da Zona Norte e o alto tráfego de fluxo de carros indo para aquela zona, a estrutura metálica foi deixada de lado, e ao lado dela, foi construída uma segunda ponte de concreto com sustentações de concreto e ferro.

Essa segunda ponte foi construída (concluída) em 1970. A estrutura metálica foi comprada por uma empresa privada, porém, devido ao custo-benefício insatisfatório, algumas partes da estrutura metálica foram deixadas. Hoje, além da nova Ponte Newton Navarro, a estrutura metálica é um símbolo e cartão postal informal da Zona Norte. Entretanto, a estrutura de ferro continua abandonada e enferrujada. A própria ponte também se encontra na mesma situação. Fotos enviadas por Luciano Carvalho.

Fontes: Crônicas Taipuenses e Natal Como Te amo

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

2 thoughts on “A construção da Antiga Ponte de Igapó

  • 23 de março de 2023 em 9:07 am
    Permalink

    Importante relato documental para a preservação da memória! *”História é a ciência que estuda os fatos passados, para a melhor compreensão do presente.”*

    Resposta
  • 12 de dezembro de 2023 em 12:51 pm
    Permalink

    Natal, terra do abandono e do descaso. Fosse em Recife ou Fortaleza, essa velha ponte de ferro seria um atrativo turístico importante, com lojinhas, lanchonetes e excelente ponto de encontro, uma vez que o visual proporcionado pela estrutura e sua localização é belíssimo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *