Natal dos conjuntos habitacionais
Os conjuntos habitacionais em Natal A cidade de Natal-RN, ocupa uma área de 172 km2 , com população residente de 712.317 habitantes e uma densidade demográfica de 45,76 hab/ha (IBGE, 2002). Possui 36 bairros, distribuídos nas Zonas Administrativas Norte (7 bairros; população 244.743 hab; 44,4 hab/ha), Zona Administrativa Sul (7 bairros; 155.882 hab; 39,01 hab/ha), Zona Administrativa Leste (12 bairros; 116.106 hab; 79,17 hab/ha) e Zona Administrativa Oeste (10 bairros; 195.584 hab; 57,21 hab/ha).Ver abaixo os mapas referentes à densidade demográfica por bairros e à divisão das zonas administrativas da cidade.
Natal é uma cidade com grande desenvolvimento no setor terciário. A cidade já nasce como uma cidade terciária, pois sua fundação está ligada à função militar de defesa e entreposto comercial. Ela é fruto de uma política estratégica de Portugal para a colônia, que tinha por finalidade fundar núcleos urbanos, ao longo da costa litorânea, por razões econômicas e de defesa territorial. Em cumprimento à política urbanizadora de Portugal, do século XVI, os donatários e seus seguidores assentaram numerosas povoações, vilas e cidades ao longo da costa atlântica brasileira.
Sua expansão, tanto urbana como demográfica, ocorreu a passos lentos. A ocupação urbana ocorreu, de início, nos bairros da Cidade Alta e Ribeira, em “cujo perímetro surgiram as primeiras residências, prédios oficiais, armazéns, casas de comércio, Igrejas, palácios. Enfim, as primeiras ruas da cidade”. Esses eram os bairros onde residia a população de melhor poder aquisitivo; os de menor renda costumavam habitar os bairros das Rocas e do Alecrim.
Quanto à infra-estrutura urbana, esta se fez presente em menor rapidez. Somente a partir de 1882, Natal passou a contar com um serviço de água encanada. A iluminação pública só chegou na primeira metade do século XIX.
Legenda: Conjunto Gramoré em 09/03/1983
Fonte: A CASA PRÓPRIA: SONHO OU REALIDADE? Um olhar sobre os conjuntos habitacionais em Natal. SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS.