Preço dos aluguéis em Natal dispararam durante da Segunda Guerra Mundial

Somando-se a esse quadro, havia intensa migração de famílias fugindo da seca no interior do estado. Esses dois fatores, a guerra e a seca, foram responsáveis pelo aumento populacional da cidade, o qual, abundante e súbito, sobrecarregou a infra-estrutura urbana, os serviços, o comércio, a moradia e a alimentação. A cidade não estava preparada para absorver todo o aumento populacional relativo aos militares (mais de 10.000 soldados americanos) e aos civis que se dirigiam à capital em busca de trabalho.

No que tange à moradia, em particular, várias mudanças decorreram desse surto migratório. A escassez de moradia desencadeou, em primeiro plano, o aumento dos preços dos aluguéis. O jornal “A República” descreve a situação dos aluguéis em Natal da seguinte maneira:

“Natal é hoje um ponto para onde converge gente de toda parte, de todas as nacionalidades, de todas as profissões, sem excluir vagabundos, malandros, etc. […] Gente de toda parte, cafés cheios, hotéis superlotados, casa para alugar é um problema. Dir-se-á ser
mais fácil um burro cantar como galo (…) que o cidadão encontrar uma casa para arrendar em Natal. E quando encontra, santo Deus! Ele desiste. O preço é de arrepiar os cabelos” (A República apud SOUSA, 1983, p. 44).

A CASA PRÓPRIA: SONHO OU REALIDADE? Um olhar sobre os conjuntos habitacionais em Natal. SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS. NATAL – RN 2007

Vista aérea de Natal durante a Segunda Guerra Mundial.
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *