Música pela primeira maternidade de Natal
Fundada em 18 de março de 1928 por iniciativa do médico Januário Cicco, a primeira maternidade da cidade contou com a ajuda da comunidade local para obter recursos para a construção de sua futura sede. Em meio a essa corrente de colaboradores, o “Curso Waldemar de Almeida” participou oferecendo a renda dos ingressos da sua 13ª audição de alunos.
O evento se realizou a 5 de fevereiro, no Teatro Carlos Gomes, iniciando-se com a apresentação da “Canção dos pescadores”, poema de Henrique Castriciano musicado por Waldemar de Almeida, feito em homenagem aos pescadores natalenses que, em 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil, realizaram em seus barcos, um reide ao Rio de Janeiro.
Os pescadores estiveram presentes. Mais tarde a revista Som, em seu primeiro número (11 de junho de 1936), publicaria a foto de um numero grupo de crianças e adolescentes na entrada do Teatro Carlos Gomes. A legenda refere-se a um coro a três vozes, composto de cento e cinquenta participantes, parecendo estudantes, mas sem indicar a origem. Diz ainda a legenda que o coro se apresentou com acompanhamento de orquestra, sem outros detalhes (p. 7).