A relação do natalense com a natureza no início do século XX

Se faz necessário compreender as representações e as práticas sobre a natureza na cidade do Natal durante as três primeiras décadas do século XX, mas especificamente daquelas advindas das experiências médicas. Foi nessa época que aquilo que se convencionou chamar de medicalização social assumiu um caráter mais definido na sociedade natalense.

Assim, durante esse período, médicos, dentistas, enfermeiros, autoridades de saúde, e também pedagogos, bem como arquitetos e
engenheiros estabeleceram um novo sentido à natureza, sentido esse fortemente atrelado às experiências da medicalização, calcado nos discursos de profissionais da saúde, de profissionais técnicos, de autoridades públicas e de articulistas da imprensa local, e que resultou na construção de uma “nova cidade” e de uma nova ideia sobre a natureza.

Compreendendo que o homem age sobre a natureza, no sentido de representá-la culturalmente, procurando impor significados e usos culturais ao meio natural existente, podemos, então, compreender como a sociedade natalense do início do século XX percebia e vivenciava a natureza, e como essa mesma sociedade se propunha a intervir no meio natural natalense, ou, fazendo uso de um termo mais recente, percebia e intervinha no “meio ambiente” da cidade.

E assim agiu a sociedade natalense nas primeiras décadas do século XX, que com o intuito de combater, administrar e racionalizar, procurando manter distante a doença, transformou a natureza da cidade, a partir da organização de um corpo técnico profissional, um aparato físico urbanístico e de um modelo discursivo capaz de construir aquilo que era concebido à época como sendo uma natureza saudável e uma cidade boa para se viver.

Fonte: A construção da natureza saudável em Natal (1900-1930) / Enoque Gonçalves Vieira – Natal, RN 2008.

Legenda: Do alto da torre a visão da Praça Padre João Maria e a área do atual Parque das Dunas ao fundo.

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *