Antigo Escritório da Estrada de Ferro

Esta magnífica construção foi a Estação Central de Natal, inaugurada em 1906 pelo Presidente Afonso Pena (15/11/1906 – 14/6/1909). Também conhecida aqui pela Estação Sampaio Correia, por ter sido o engenheiro construtor do primeiro trecho ferroviário deste Estado (Natal/Nova Cruz), em 1881, e o engenheiro supervisor do segundo trecho (Igapó/Ceará-Mirim), inaugurado em 1906. A ligação de Ceará-Mirim com Natal deu-se com a construção da ponte de ferro, em 1916. Mais tarde o primeiro trecho teria sido arrendado pela “The Great Western of Brazil Railway Company”. Hoje, é a sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no Rio Grande do Norte.

Em 1950, a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte passou a denominar-se Estrada de Ferro Sampaio Correia. Em 1968, o prédio do escritório da ferrovia foi desativado e transformado em escola. Seu tombamento, por legislação estadual, ocorreu em 24 de outubro de 1987. Passo importante para preservar o nosso patrimônio arquitetônico.

Estradas de Ferro do Nordeste.
Montagem: Adriano Medeiros
Antigo Escritório da Estrada de Ferro.
Foto: arquivo da SEMURB – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.
ANTIGO ESCRITÓRIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (Bairro Rocas) Foto: Acervo SEMURB
Parque Ferroviário das Rocas em 1922.
Acervo: IFOCS
Resgate: Eduardo Alexandre

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *