As primeiras lojas de veículos da Cidade de Natal
O movimento da Avenida Tavares de Lyra é descrito em crônica de 1926, intitulada “A Physicologia da Avenida Tavares de Lyra”. Considerada uma das principais avenidas da cidade, nela se localizavam muitas casas comerciais a exemplo da Alfaiataria Lettière & Fulco, que anunciava produtos estrangeiros; a Agência Ford, a qual oferecia eletrodomésticos da electrolux, telefones e victrolas Victor; a casa M. Martins & C. que comercializava lâmpadas Edison, eletrodomésticos e pianos; a loja Secção Mundos, anunciante de maquinas de costura; e a Saraiva, Couto & C. que vendia automóveis e seus assessórios, além de possuir também um Posto de Serviços Chevrolet para conserto de veículos e comercializar, ainda, geladeiras e baterias para rádio.
Na Tavares de Lira ainda funcionaram outras importantes empresas da cidade de Natal, poderíamos destacar o Banco do comércio e da indústria de Minas Gerais, Agencia International, dentre outras.
Um dos grandes destaques da avenida era o edifício Tavares de Lyra. O prédio estende-se por todo um quarteirão, que compreende as ruas: Tavares de Lira, Chile e Frei Miguelinho.
Na fotografia, quando funcionava a Agencia Internacional, está em destaque a fachada do prédio e no plano inferior outro signo da modernidade, o automóvel. Os veículos ficavam expostos com faixas que continham os nomes dos compradores, certamente, uma demonstração de poder aquisitivo e de hierarquia social.
Enquanto os bondes se tornavam antiquados, os automóveis se popularizaram. No mês de abril de 1937 é inaugurada a primeira agência da Chevrolet em Natal, situada na Avenida Nysia Floresta, antiga Sachet, atual Duque de Caxias, e de propriedade do Sr. Alves Billa (A REPUBLICA, Natal, ano 68, 6 abr.1937).