Grupo Escolar Augusto Severo
Criado no Governo de Antônio José de Melo e Sousa (outro esquecido pelos potiguares), o Grupo Escolar-modelo, projeto do arquiteto Herculano Ramos (o mesmo que remodelou o Teatro Alberto Maranhão), foi construído num local privilegiado, na Praça Augusto Severo, principal centro da modernidade da capital à época. O Governador Antônio de Souza, estudioso da problemática educacional, autorizou a construção de um edifício moderno, sofisticado para o seu tempo.
O Grupo Escolar Augusto Severo, homenageando o aeronauta pioneiro, foi a primeira instituição do gênero estabelecida em Natal, a partir do Decreto n. 174, de 05 de março de 1908, o qual especificou a construção do prédio, nos mesmos padrões dos Grupos Escolares do Estado de São Paulo. A arquitetura inspirou-se no estilo Art Nouveau (expressão francesa para “arte nova”), caracterizado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente flores e plantas, mas também linhas curvas, e foi mais popular na Europa, mas teve influência no mundo todo. Atingiu o seu auge na chamada Belle Époque.
O Grupo seria oficialmente inaugurado no governo Alberto Maranhão. Entre os anos de 1911 e 1914, abrigou também a Escola Normal, estabelecimento dedicado à formação de professores.