Médicos de ontem por médicos de hoje

As dificuldades geradas pelas necessidades administrativas e financeiras do Hospital de Caridade Juvino Barreto levaram Januário Cicco a propor ao então Governador José Augusto, em 1927, a geração de recursos para manutenção do Hospital. Desta proposta, surgiu a idéia da criação de uma Sociedade Civil, que foi fundada com o nome de Sociedade de Assistência Hospitalar (SAH), cuja finalidade voltava-se para a assistência médica aos pobres do Estado, através de contratação com o governo estadual para administração do já referido Hospital e seus anexos.

Sem descanso, Januário Cicco, envolvido num grupo de médicos e intelectuais locais, vai trançando os caminhos que redundariam na realização de suas investidas, no sentido da criação de novos modos de organização social, não só de assistência à saúde em Natal, mas também de produção de conhecimentos. Para tanto, na SAH, foi fundado um Centro de Estudos, para nele serem discutidas questões relativas à clínica médica, à produção científica e à pesquisa na área da
saúde.

Dada a situação política da saúde pública local e dos médicos em Natal, começaram os esforços para a implementação da organização profissional, como vinha se desenvolvendo em nível nacional e mundial. Assim, a comunidade médica do Rio Grande do Norte reuniu-se, em agosto de 1931, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, para fundar a Sociedade de Medicina e Cirurgia do RN. Segundo Davim (1999, p. 24), estavam presentes, à reunião, os médicos:

“Ernesto Fonseca, Nélio Tavares, Luiz Antônio, José Tavares, Otávio Varela, Paulo de Abreu, Oscar Gondilho, Manoel Vitorino de Melo, Paulo Abreu, Oscar e José Neves”, sendo em seguida consignados também como fundadores: “Alfredo Lira, Varela Santiago, Antônio China, Afonso Barata, Paulo Rouanet, Ricardo Barreto, Maia Monteiro, Mariano Coelho, José Varela, Armando China, Pedro Amorim, Ezequiel Fonseca Filho, Lauro Wanderley, Caldas Bivar, Heitor Carrilho e Artistides do Rego Monteiro.” Nessa reunião, Januário Cicco foi escolhido como um dos organizadores dos estatutos da Sociedade, cuja instalação solene aconteceu no dia 30 de agosto de 1931, no mesmo local da reunião de criação.

A Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMC/RN), da forma como foi instituída, seria um órgão que articularia diversas funções, dentre as quais: registrar e fiscalizar as atividades médicas no RN;
fomentar a organização profissional dos médicos; possibilitar a troca de experiências profissionais; e promover a formação continuada e a atualização médica através da exposição de trabalhos e artigos, o que se fazia na.“pauta científica,” durante as sessões ordinárias da SMC/RN.

Em Médicos de ontem por médicos de hoje, tratam dos mais diversificados temas na área da saúde e, pelos comentários feitos mais de 50 anos depois por profissionais médicos, os assuntos eram inovadores e relevantes, pois buscavam aprimorar tanto a ciência médica quanto a divulgação dos estudos e as informações sobre saúde e doença, para o conhecimento de outros profissionais. Dentre os trabalhos apresentados nesse espaço de reflexão e exercitação do pensamento científico, citados por Davim, encontram-se: O cliente pobre, de Januário Cicco; A vacinação pelo BCG, de Onofre Lopes; Inversão Uterina, de Travassos Sarinho; e, Imunização Paraespecífica, de Sebastião Monte.

Em 1931, Januário Cicco era diretor da Sociedade de Assistência Hospitalar/RN e sócio fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia/RN. Eram dois espaços propícios para dar continuidade ao seu trabalho de luta pelo atendimento à saúde dos pobres e pela criação das condições físicas e humanas para a fundação de uma Faculdade de Medicina em Natal.

Lembranças de alunos, imagens de professores: narrativas e diálogos sobre formação médica / Lenina Lopes Soares Silva . – Natal, RN, 2006.

Hospital de Caridade Juvino Barreto. Antiga residência de veraneio de Alberto Maranhão.
No alto do Monte Petrópolis, na casa de veraneio do então governador Alberto Maranhão, localizada na atual Avenida Nilo Peçanha, em Natal, acontece a fundação do Hospital de Caridade Juvino Barreto (HCJB)
No topo, ao pé da cerca de varas, a residência de veraneio do governador Alberto Maranhão, depois, 1909, Hospital da Caridade Juvino Barreto; hoje, Hospital Universitário Onofre Lopes. Texto e fotos: Eduardo Alexandre Garcia
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

2 thoughts on “Médicos de ontem por médicos de hoje

  • 29 de outubro de 2023 em 7:06 pm
    Permalink

    Parabéns pelas belas e importantes fotografias. Um acervo do maior significado para o Rio Grande do Norte. Gostaria de ver como será possível, ter algumas delas, relativas ao inicio do hospital de caridade Juvino Barreto. Muito obrigado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *