O Carnaval na Avenida Deodoro da Fonseca

📢No final dos anos 50 até os fins dos anos 70 o Carnaval em Natal fervilhava na Avenida Deodoro da Fonseca. Fizemos uma postagem sobre a Via na qual contamos um pouco desta história.

🎭No carnaval de 1958 as crianças se fantasiavam de índios, o corso já era na Avenida Deodoro e os blocos de elite apareciam como novidades. Lá, havia um cordão de isolamento e as famílias se sentavam nas cadeiras ao longo da calçada para assistirem a passagem dos blocos, dos papangus e dos carros de passeio com pequenas alegorias, que desfilavam solenemente ao som de marchinhas de carnaval. Era o tempo da tribo de índios Carijós, dos “Malabaristas do Samba”, muita lança perfume e dos blocos de elite como: “Jardim de Infância”, “Bacurinhas” e “Xamego”.

O engraçado é que entre final dos anos 1950 e início dos anos 1960 existiam dois Reis Momos em Natal: Paulo Maux era o oficial – gordo, bochechas rosadas e salientes, muito alegre – e havia um de protesto: Severino Galvão, mais magro, também alegre, mas abusado, boêmio e irreverente.

Era uma festa relativamente tranquila. Os foliões eram moderados e só abusavam na alegria do confete e da serpentina.

Nos anos 1960 e 1970, blocos de Elite como: Xafurdo, Puxa Saco, Jardineiras, Lords, Saca-Rolha, Lunik, Magnatas, Apaches, Nike Apaches, Samba-Ky, Simbora, Choppnicks, Ynrra, Anjos, Kafagestes, Bakulejo, Chefões, Ressaka, Alambike, Psyu, Kuxixo, Kalifas e Jardim de Infância fizeram muito sucesso, envolvendo a juventude de classe média/alta da cidade.

🙌Agradecemos a nossa sócia Catariana Bezerra de Brito Melo @catarina.melo.77 pelo envio do acervo fotográfico, bem como pela presença e participação em nosso projeto cultural do Fatos e fotos de Natal Antiga. #natalrn #fatosefotosdenatalantiga #carnaval

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *