A Segunda Guerra e a urbanização de Natal

A partir de 1940, o índice de crescimento da população de Natal aumentou; de aproximadamente 50% a cada dez anos, entre os anos de 1940 e 1950, esse índice se elevou para 88,2%. Tal mudança teve suas raízes na participação de Natal na Segunda Guerra Mundial. Natal foi significante para a Comissão Mista de Defesa Brasil – Estados Unidos, em nome da defesa conjunta do continente. Possuindo posição estratégica, serviu de apoio à aviação norte americana que se dirigia a Dakar, na África.

Com a Segunda Guerra Mundial, Natal teve seu território ocupado por um contingente populacional expressivo, formado tanto pelos militares americanos como pela população que vinha à cidade para prestar-lhes serviço. De 1941, com a explosão da guerra, a 1943, são instaladas algumas bases militares nacionais e também americanas em Natal e em Parnamirim.

A participação do Brasil na Guerra e os acordos firmados com os Estados Unidos requeriam a militarização da região. Consequentemente, foram feitos investimentos urbanos de porte para fixação de homens e armas no litoral nordestino. É interessante informar que: Nas décadas que se seguiram à 2ª Guerra os contingentes militares brasileiros aqui sediados foram mantidos e até ampliados pelo Estado.

Somando-se a esse quadro, havia intensa migração de famílias fugindo da seca no interior do estado. Esses dois fatores, a guerra e a seca, foram responsáveis pelo aumento populacional da cidade, o qual, abundante e súbito, sobrecarregou a infraestrutura urbana, os serviços, o comércio, a moradia e a alimentação. A cidade não estava preparada para absorver todo o aumento populacional relativo aos militares (mais de 10.000 soldados americanos) e aos civis que se dirigiam à capital em busca de trabalho.

A CASA PRÓPRIA: SONHO OU REALIDADE? Um olhar sobre os conjuntos habitacionais em Natal Prof. Dr. Márcio Moraes Valença. NATAL – RN – 2007.

Legenda: Vista aérea de Natal – 06 de janeiro de 1931.

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *