Fortaleza dos Reis Magos é vandalizada com pichação
Ato irresponsável, inconsequente de um vandalismo criminoso injustificável. Assim, descrevemos a pichação nas muralhas da Fortaleza dos Reis Magos realizada ontem no dia 07/09 por ativistas políticos que em tempos de lacração desenfreada tiveram o despautério de danificar a maior edificação histórica do estado do Rio Grande do Norte, símbolo máximo da nossa cidade do Natal.
Pensam que assim iriam ganhar notoriedade sobre o que queriam chamar atenção da cidade. Porém “o tiro saiu pelo culatra” ou seria “foi um tiro no pé”. Além de agora estarem sendo procurados como criminosos que são, ganhou a antipatia sobre a causa que julgam defender.
Trata-se de elementos que deveriam ser expulsos do momento que fazem parte e devem ser denunciados pelos atos criminosos que praticam.
A Fortaleza continuará na sua defesa histórica destes tipos de elementos.
Reaberto em 2021 para visitação pública, o Fortaleza dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.
Em nota, a Fundação José Augusto (FJA) informou que o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os órgãos de segurança do governo do RN “foram imediatamente notificados sobre o episódio para a aplicação das medidas cabíveis”.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte instaurou inquérito para apurar e investigar a pichação feita na Fortaleza dos Reis Magos, patrimônio material histórico e tombado de Natal. O inquérito policial ficará a cargo da 2ª Delegacia de Polícia de Natal. Ninguém foi preso.
A FJA, órgão que administra o Forte dos Reis Magos em Natal, precisará de uma autorização por parte do Iphan para remover a pichação no Fortaleza.
Foto: Ney Douglas.