Fortaleza dos Reis Magos é vandalizada com pichação

Ato irresponsável, inconsequente de um vandalismo criminoso injustificável. Assim, descrevemos a pichação nas muralhas da Fortaleza dos Reis Magos realizada ontem no dia 07/09 por ativistas políticos que em tempos de lacração desenfreada tiveram o despautério de danificar a maior edificação histórica do estado do Rio Grande do Norte, símbolo máximo da nossa cidade do Natal.

Pensam que assim iriam ganhar notoriedade sobre o que queriam chamar atenção da cidade. Porém “o tiro saiu pelo culatra” ou seria “foi um tiro no pé”. Além de agora estarem sendo procurados como criminosos que são, ganhou a antipatia sobre a causa que julgam defender.

Trata-se de elementos que deveriam ser expulsos do momento que fazem parte e devem ser denunciados pelos atos criminosos que praticam.

A Fortaleza continuará na sua defesa histórica destes tipos de elementos.

Reaberto em 2021 para visitação pública, o Fortaleza dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.

Em nota, a Fundação José Augusto (FJA) informou que o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os órgãos de segurança do governo do RN “foram imediatamente notificados sobre o episódio para a aplicação das medidas cabíveis”.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte instaurou inquérito para apurar e investigar a pichação feita na Fortaleza dos Reis Magos, patrimônio material histórico e tombado de Natal. O inquérito policial ficará a cargo da 2ª Delegacia de Polícia de Natal. Ninguém foi preso.

A FJA, órgão que administra o Forte dos Reis Magos em Natal, precisará de uma autorização por parte do Iphan para remover a pichação no Fortaleza.

Foto: Ney Douglas.

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *