Natal 422 anos
Capital do Rio Grande do Norte, Natal completa 422 anos neste sábado (25). A capital potiguar ganhou esse nome por ter sido fundada no dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo.
Natal surgiu às margens do Rio Potengi, em 25 de dezembro de 1599. A Fortaleza dos Reis Magos é um símbolo que representa bem o período de fundação da cidade, que remonta ao período colonial do Brasil.
Perto do seu aniversário, o Forte vai ser reaberto ao público depois de restauração que durou 3 anos. Neste sábado (25), a solenidade oficial vai contar com programação artística a partir das 15h. O patrimônio cultural, tombado em 1949, abrigará um palco neste final de semana que vai acolher programação artística.
A relação da cidade com o ciclo natalino termina justamente no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, em alusão à data em que a fortaleza foi inaugurada. Inclusive, este dia é feriado municipal em Natal. Os historiadores dizem que aproveitaram a missa de Natal, celebrada em 25 de dezembro, para fundar a cidade. Mas, não há provas documentais sobre a razão da escolha da data.
Os registros históricos também não dão conta de quem fundou a capital. Três nomes dividem a opinião dos estudiosos: Mascarenhas Homem, Jerônimo de Albuquerque e João Rodrigues Colaço.
Natal se resumia a poucos quilômetros de extensão. Começava nos arredores da atual Praça das Mães e terminava na Praça da Santa Cruz da Bica, ambas localizadas na Cidade Alta. Foram colocadas duas cruzes marcando o início e o fim da cidade. As cruzes iniciais foram perdidas. Mas ainda se conserva uma cruz simbólica na Praça da Santa Cruz da Bica.