Pesquisa mostra que prédio do TCE foi erguido onde era a Casa dos Ingleses durante Segunda Guerra

O terreno da avenida Getúlio Vargas, 690, que no presente sedia o prédio do Tribunal de Contas do Estado – TCE, foi residência, no passado, durante a 2ª Guerra Mundial, de um comandante da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos. Considerado local estratégico no conflito, por conta da aproximação com a África e a Europa, os americanos instalaram uma base militar no município de Parnamirim, sob o comando geral das tropas do Exército dos EUA (US Army) tendo a frente o Major General Robert LeGrow Walsh, que fixou residência na “Casa dos Ingleses”, como ficou conhecida, na região do antigo Belo Monte, depois bairro de Petrópolis.

Em junho de 1942 o General Walsh foi nomeado comandante da Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF) para toda a região do Atlântico Sul (South Atlantic Wing). Foi responsável pelo comando do Air Transport Command (ATC), ou seja, todas as questões envolvendo o transporte aéreo nesta parte do mundo estavam sob suas ordens. Devido à intensa movimentação de aeronaves em Natal, o ATC foi transferido do Caribe para o Rio Grande do Norte, ficando a sede administrativa em Parnamirim Field, e a residência do comandante sob as dunas do Belo Monte, defronte a bela vista do mar.

A história está sendo resgatada graças a uma ação do Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, que acatou a solicitação de uma audiência extrajudicial, feita pelo representante do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania – IAPHAC, Ricardo da Silva Tersuliano, proposição acatada pelo Procurador da República e titular do 10º Oficio do Núcleo de Cidadania e Ambiental (NCA), Victor Manoel Mariz, com objetivo de tratar de assuntos pertinentes à adoção de medidas necessárias para resgatar, preservar e valorizar o patrimônio histórico do Rio Grande do Norte relativo ao período da Segunda Guerra Mundial. A primeira audiência ocorreu no dia 14 de março de 2019, num processo que vem sendo acompanhado em decorrência da situação de abandono do patrimônio em vista do potencial histórico, turístico e cultural que representa.

“A atuação do Ministério Público Federal no âmbito do Procedimento Administrativo 1.28.001950.2018-52, inclusive com a participação de diferentes parceiros, configura um instrumento fundamental para o resgate e proteção do patrimônio Histórico de Natal e Parnamirim. É importante lembrar que o nosso Estado teve importante participação no desenrolar do principal fato histórico do mundo, com consequências relevantes para a vida dos cidadãos potiguares. Ainda é tempo de valorizarmos e exaltarmos a nossa história. Como bem observou o primeiro-ministro inglês na época da guerra, Winston Churchill, sem a participação de Natal e Parnamirim, a guerra poderia ter durado mais uns 10 anos”, justificou o procurador Victor Mariz, que foi recebido no TCE pelo presidente Poti Júnior.

A partir da audiência, que contou com a presença de representantes de diferentes atores sociais, tais como SEBRAE, Emproturn, Funcarte e Instituto Histórico e Geográfico, foram definidas algumas diretrizes, entre as quais o mapeamento dos pontos históricos que possuem ligação com a participação do Brasil no conflito, tais como quartéis, hospitais, bares, cabarés, hotéis, clubes militares, companhias aéreas, residências de oficiais e do cônsul norte-americano, entre outros. O mapeamento constou de visitas in loco, com exposição em torno da importância do resgate da história como fator relevante no processo de identidade e desenvolvimento local. No Tribunal de Contas, foi realizada uma reunião neste sentido em outubro do ano passado, passando a instituição a constar do Relatório de Edificações Remanescentes em Natal no Período da Segunda Guerra Mundial, levantamento feito pelo pesquisador Rostand Medeiros.

pesquisa foi transformada no livro “Lugares da Memória”, com informações e curiosidades de 27 locais considerados importantes durante a permanência dos americanos em Natal, centralizando nos bairros de Santos Reis, Rocas, Ribeira, Petrópolis e Tirol, entre os quais o local onde está sediado o Tribunal de Contas do Estado. A ideia, com apoio do Governo do Estado e das Prefeituras de Natal e Parnamirim, é que seja criada uma rota turística e histórica, focando o período da Grande Guerra, com todo o impacto e representação do que significou a presença dos militares americanos em Natal, além de outros projetos como a construção de um memorial da Segunda Guerra, entre outras iniciativas.

No caso do General Walsh, permaneceu em Natal de junho de 1942 a junho de 1944, quando foi anunciado como novo comandante geral do comando Oriental das Forças Aéreas Estratégicas dos Estados Unidos na União Soviética e membro da Missão dos Estados Unidos em Moscou. Durante sua permanência, foi caracterizado como um militar sério, correto e que mantinha uma boa relação com a comunidade local. Em alguns momentos, abriu para convidados o espaço do famoso aeródromo de Parnamirim, mostrando os refeitórios, hangares, armazéns de cargas, alojamentos de oficiais, praças, cinemas, enfim, todo o conjunto do “grande aeroporto de fama mundial”.

No caso da “Casa dos Ingleses”, após a saída dos americanos de Natal, o local foi utilizado como sede da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte a partir de 18 de setembro de 1947, permanecendo até os primeiros anos da década de 1960. Em 1965 o local passou a ser a sede do Tribunal de Contas do Estado, cuja atual edificação foi inaugurada no ano de 2002.

Fonte: TCE/RN

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *