O primeiro mergulhador profissional em Natal/RN

Em 1906, chegou a Natal, o escafandrista Manuel da Gaya, experiente mergulhador, de 60 anos de idade, contratado pela comissão de melhoramentos do Porto de Natal, para realizar estudos na Baixinha. O primeiro mergulhador profissional a pisar em terras potiguares, Manuel da Gaya, viria a capital para realizar sondagens no mar, destinadas a fornecer, ao engenheiro-chefe Pereira Simões, informações importantes sobre o interior do rio Potengi de modo a direcionar novas intervenções pela comissão no porto. Logo no seu primeiro mergulho, próximo à Baixinha, o mergulhador se deparou com os cascos de um antigo navio que havia naufragado em Natal em 1883, o Sussex.

O entulho encontrado na região, necessitaria, segundo os estudos do mergulhador, de aparelhos adequados para realizar arrasamento e a dragagem do porto externo. Para o arrasamento da Baixinha, inicialmente, fora utilizado um pilão mecânico, que logo se tornaria insuficiente para os trabalhos exigidos, sendo encomendado outro pião além de um novo pontão.

A presença do mergulhador em Natal, foi exaltada pela Folha Republicana, que destacou, em suas páginas, a importância do aparelho escafandro, um aparelho que representava, para o periódico, os benefícios trazidos pela ciência ao homem. Uma parte do mundo industrial, que estaria proporcionando ao homem a superação dos limites da natureza, estava, para o jornal republicano, sendo introduzida na capital norte-rio-grandense.

Foto do mergulhador Manuel da Gaya em 1906.
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *