A mobilização popular pela estátua de Augusto Severo
Os conterrâneos de Augusto Severo iniciaram em junho 1902, logo após a sua trágica morte no dirigível Pax em Paris, uma campanha popular visando arrecadar recursos para a confecção de uma estátua em homenagem ao ilustre filho da terra. A referida estátua seria colocada na Praça Augusto Severo.
No dia 12 de maio de 1913 finalmente uma estátua de bronze foi afixada na referida praça, por ocasião do 11ª aniversário da morte do irmão aviador de Alberto Maranhão.
A estátua, que atualmente encontra-se em frente ao antigo Grupo Escolar Augusto Severo, era contornada por quatro belíssimos postes ornamentais. Em 28 de maio de 1930, Augusto Severo recebeu uma grande homenagem do piloto Hugo Eckner, que sobrevoando a cidade, pilotando o dirigível Graff Zeppelin, atirou um ramalhete de flores sobre a estátua.
Descreve lvanaldo Lopes, que o ramalhete caiu mansamente no sítio de dona Inês, a uns 15 metros do local da estátua. “Um menino galgou o muro com habilidade e, e trouxe a homenagem para o sopé da estátua”. A praça continua homenageando o glorioso Augusto Severo, um norte-rio-grandense que jamais deve ser apagado da memória dos seus conterrâneos.