A chegada de Januário Cicco a Natal (1906)
O itinerário da formação médica no Rio Grande do Norte, mas precisamente em Natal, tem inicio a partir da chegada de Januário Cicco à cidade. Trata-se de um médico, norte-rio-grandense, natural de São José de Mipibu/RN, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Aqui chegando, idealizou criar as condições de assistência à saúde da população, até então limitada ao Hospital da Salgadeira, que, segundo Pinheiro (2003, p. 32): “[…] tem valor histórico como marco inicial na Província do Rio Grande do Norte, da transição do hospital como instituição de assistência aos pobres, para constituir uma Medicina hospitalar ou hospital médico terapêutico.” O referido Hospital foi criado em 1855 e fechado em 1906, por inadequação física para o atendimento à saúde das pessoas.
Januário Cicco chegou a Natal, em 1906, quando o Brasil ainda lutava pela criação de mecanismos formais de participação social e política. Esta cidade começava a se transformar em uma cidade moderna que, na compreensão de Foucault (2004), necessitava para tanto ser dotada de hospitais, de espaços públicos organizados e de Medicina Social.
É um cenário político, com escassez de investimentos em políticas públicas, que Januário Cicco vai encontrar na cidade de Natal, iniciando, então, sua trajetória em busca da criação de um hospital para assistência à população. Para isso, precisavam ser criadas as condições físicas e humanas, pois a necessidade social já estava posta e a política de saúde, mesmo pensada, não era executada.
Legenda: Januário Cicco. Fonte: Davim (1999).
Fonte: Lembranças de alunos, imagens de professores: narrativas e diálogos sobre formação médica / Lenina Lopes Soares Silva . – Natal, RN, 2006.