ANTIGO PRÉDIO DA SAÚDE PÚBLICA
Em 01/01/1929 foi inaugurado o edifício do Departamento da Saúde Pública (JORNAL DO COMÉRCIO, 06/10/1929, p.3).
A construção do prédio foi iniciada no dia 05/10/1920, tendo sido a planta confeccionada pelo arquiteto Giácomo Palumbo e a construção dirigida pelo engenheiro civil Otávio Tavares.
Em relatório do governador Juvenal Lamartine em 1929 o mesmo escreveu que ao iniciar o exercício daquele ano tomou ele a deliberação de fazer construir edifícios para o Departamento de Saúde Pública, a Imprensa Oficial, a Recebedoria de Rendas e o Quartel do Regimento da Policia Militar.
O projeto do prédio da Saúde Pública, de autoria do arquiteto Giácomo Palumbo obedecia aos princípios da construção mais moderna segundo o mesmo governador Juvenal Lamartine (RELATÓRIOS DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS BRASILEIROS, 1929, p.108).
Mudanças
O prédio de 13 andares, de propriedade do INSS, teve sua construção concluída no ano de 1970, na gestão do ministro da Previdência Social, Júlio Barata. Com a reforma geral da saúde pública no Brasil e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), as Secretarias Estaduais de Saúde passaram a ser responsáveis por todo o atendimento em saúde, o que exigiu uma maior estruturação em suas redes físicas.
Com isso, no ano de 1987, a Sesap passou a ocupar o prédio do antigo INAMPS/RN, na época o maior prédio da capital potiguar, transferindo, assim, suas atividades da Avenida Junqueira Aires para a nova Sede, na Avenida Deodoro da Fonseca, no bairro Cidade Alta.
O prédio da avenida Deodoro da Fonseca, onde a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) funciona há 25 anos, foi transferido oficialmente em 2012. O prédio pertencia ao INSS e foi adquirido pelo Estado pelo valor de R$ 6,156 milhões.
Entre as autoridades estavam o então ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda, o Presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschilt, o Superintendente Regional do INSS para o Nordeste, João Maria Lopes, e José Anchieta Pereira Pinto, Superintendente Regional do INPS no período de construção do prédio.
Fonte: Crônicas Taipuenses