Bento José da Costa e os dízimos reais da capitania do Rio Grande do Norte

Bento José da Costa e seu sogro Domingos Affonso Ferreira, moradores na Praça de Pernambuco, compraram, em 1797, a Dona Francisca Rosa da Fonseca, larga faixa de terra no Sertão de Açu, incluídas nela a Fazenda Cacimbas do Viana, Fazenda da Conceição, Ilha de Manoel Gonçalves, Ilha do Amargoso, Macau e Barreiras, entre outras. No ano seguinte, Domingos Affonso Ferreira recebeu duas sesmarias no Rio Grande do Norte. Mas a presença desses dois portugueses, aqui, não se restringiu só a isso. Encontramos mais documentos sobre atividades deles na nossa Capitania. Vamos ao primeiro.

Aos dezessete de agosto de mil setecentos e noventa e nove nesta Secretaria da Junta da Fazenda Real apareceu Bento José da Costa, morador nesta Praça, e por ele foi dito, que ele fazia lanço como com efeito fez nos Dízimos Reais da Ribeira do Sul da Capitania do Rio Grande do Norte, de quatro contos novecentos e dois mil-réis livres, pelo triênio que há de ter princípio no primeiro de janeiro seguinte. E tendo os ditos Dízimos andado em Praça, perante a Junta da Real Fazenda respectiva; por não haver quem maior lanço oferecesse, tendo-se executado todas as diligências necessárias para esse fim; mandou arrematar a dita Ribeira ao mesmo Bento José da Costa, pela dita quantia, debaixo das condições estabelecidas; e portanto se houve por arrematada a referida Ribeira.

Na sequência outro documento de arrematação de Dízimo para a mesma data. Vejamos.


Aos dezessete de agosto de mil setecentos e noventa e nove, nesta Secretaria da Junta da Fazenda Real, apareceu Antonio José, da
Capitania do Rio Grande do Norte, e seu sócio, e fiador Bento José da Costa, desta Praça, e por eles foi dito, que eles faziam lanço como com efeito fizeram nos Dízimos Reais da Ribeira de Pau dos Ferros da dita Capitania, de três contos quatrocentos e vinte e dois réis livres, para o triênio que há de ter princípio no primeiro de janeiro seguinte. E tendo os ditos Dízimos andado com efeito em Praça perante a Junta da Fazenda Real desta Capitania, e não havendo quem mais lanço o oferecesse, depois de se terem executado todas as diligências necessárias para esse fim, se mandaram os ditos Dízimos arrematar aos mesmos: Antonio José, e seu fiador Bento José da Costa, pela mencionada quantia debaixo das condições estabelecidas.

Lembramos que Domingos Affonso Ferreira era primo legítimo de Gervásio Pires Ferreira. A Junta Governativa Pernambucana de 1821 tinha entre seus membros: Gervásio Pires Ferreira, presidente, Felipe Nery Ferreira, filho de Domingos Affonso Ferreira, Bento José da Costa, genro de Domingos Ferreira. Além disso, o Secretário era o Padre Laurentino Antonio Moreira de Carvalho que deveria ter algum parentesco com Domingos Affonso Ferreira, cunhado ou filho. A esposa de Domingos Affonso Ferreira, Dona Maria Theodora Moreira de Carvalho, era filha de Laurentino Antonio Moreira de Carvalho e Anna Maria de Lima. Boa parte dos membros dessa Junta participou da Revolução de 1817, mas sobreviveu, diferentemente de Frei Miguelinho e de Domingos José Martins, genro de Bento José da Costa.

Legenda: Cartão Postal antigo da Igreja Matriz de Natal.

Mais notícias genealógicas do Rio Grande do Norte [recurso eletrônico] / João Felipe da Trindade. – Natal, RN : EDUFRN, 2019.

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *