Depreciação do antigo casario de Waldemar de Almeida

Mais um casario antigo da Cidade de Natal encontra-se em ruínas. Desta vez na Avenida Deodoro da Fonseca. Edificação centenária que em tempos áureos foi a primeira residência do mastro Waldemar de Almeida após seu casamento. Triste fim. A história se apaga. Fica o registro e o sentimento de perda por algo que foi durante muito tempo uma referência na localidade. Deixo abaixo uma breve descrição histórica da residência que hoje segundo o jornalista Osair Vasconcelos @osairvasconcelos encontra-se em péssimo estado de conservação.

A 1º de maio de 1932 realizava-se o casamento de Waldemar de Almeida com Hylda Rosemary Wicks, (Hylda Rosemary Wicks (Tampico, México, 25/12/1912 – Recife, 10/08/1987) na matriz de Natal. Foram residir em um dos sobrados (o do lado esquerdo) de propriedade do pai, Cussy de Almeida, situado à Avenida Deodoro n. 358. Foi nesta residência que no dia 20 de fevereiro de 1934 nascia Hylza, a primeira filha do casal, (Hylza faleceu no Recife, a 17 de janeiro de 1993).

O eclodir da intentona comunista em novembro de 1935 trouxe preocupações e vexames para Waldemar de Almeida e família. Chefiando a Ação Integralista no Estado, tornava-se um elemento muito exposto a represálias pessoais. A casa em que residia na Avenida Deodoro foi alvo de uma agressão, tendo sido pichada a sua fachada e quebradas as vidraças. O movimento durou pouco tempo, o que decerto poupou Waldemar e seus companheiros de sofrerem maiores represálias.

Waldemar morava na Avenida Deodoro, bem perto da casa onde estava o Maestro: […] podemos sair a pé, dobrar a esquina da Deodoro, passar pela Praça Pedro Velho e entrar numa casa da Seridó onde um dos maiores regentes de orquestra do mundo aguardava o transporte para continuar o voo para Buenos Aires. O Maestro já havia feito um passeio pela cidade e visto as suas praias. O pianista natalense, sempre apaixonado pela sua cidade, revelou, com uma ponta de orgulho: E nós que jamais pensamos que aquele homem um dia pudesse falar de Areia Preta, Praia do Meio e rio Potengi, ouvimos com ciúmes que ele tinha ficado encantado com esses retratos, que nós, um dia, lá longe, nos lembrando deles e vendo o Spree (O rio Spree nasce perto da fronteira tcheca, tem 400 km de comprimento, dentre estes 182 km navegáveis, atravessando a cidade de Berlim. Era mesmo preciso muito bairrismo de Waldemar para compará-lo ao Potengi), gritamos para dentro de nós: Se este rio visse o Potengi ficava seco de despeito (ALMEIDA, Waldemar. “Meia hora com Furtwängler em Natal”. A República, 4 de maio de 1948.)

Primeira residência do casal Waldemar-Hylda. Parte do lado esquerdo do prédio da Avenida Deodoro n. 358 (sem a garagem na época).
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *