Documento revela 10 curiosidades INÉDITAS sobre a Ponte de Igapó em Natal

Por Henrique Araujo

Uma apresentação criada pelo professor e mestre em engenharia Manoel Fernandes de Negreiros, junto com o professor Walney Gomes da Silva, ambos do IFRN, em parceria com o engenheiro Jose Martins de Sousa Jr da EEPC, revela coisas que muita gente desconhece sobre a famosa Ponte de Igapó, em Natal-RN.

O documento intitulado “A durabilidade do concreto de uma ponte centenária sem conservação em Natal, RN, Brasil” foi apresentado ao 56º Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON), e traz detalhes bem curiosos sobre esta ponte que impulsionou todo o desenvolvimento comercial de Natal a partir do século XX.

Nele descobre-se por exemplo que o presidente da empreiteira responsável pela construção foi um homem chamado João Júlio de Proença.

Que faleceu em Novembro de 1923, e sua empresa chamava-se Companhia de Viação e Construções SA. Na foto acima está sua “ficha de óbito”.

Mas o projetista da ponte foi um francês chamado Georges Camille Imbault

Nascido na cidade de Châteauneuf-sur-loire, e aí está o currículo dele.

Inclusive a ponte sobre o Rio Potengi foi imaginada semelhante à “Blue Nile Bridge”, do mesmo projetista

Até nas dificuldades de uma fundação obrigatoriamente profunda. E isso foi constatado pelos perfis de sondagens realizadas para a construção da 2ª ponte sobre o Potengi.

A “primeira pá de concreto” foi lançada sobre a ponte em 26 de agosto 1912

Pelo mesmo Dr. João Proença, diretor-presidente da Companhia de Viação e Construcções.

O que sustenta a ponte são fundações com 9 blocos de concreto armado

Eles tem exatamente 7,30 por 2,40 metros na superfície, e 6 metros de profundidade.

A ponte possui 09 vãos de 50 metros cada, e um vão com 70 metros alterado por “razões técnicas”

O que dá ao todo 520 metros de comprimento e 6500 toneladas de aço fabricados pela empresa Frodingham Iron e Steel Co Ltd, Dorman Long e Lanarkshire. Já de cimento são 1.472 toneladas.
Entre os equipamentos utilizados estão uma betoneira e um britador a Vapor de 1910.

O documento revela ainda que as fundações da ponte são tão resistentes que chegam a ser “enigmáticas”

A apresentação é muito precisa com processos de fabricação, medidas, quantidades, ingredientes e até elementos químicos usados para construir o concreto que sustenta a ponte, e chega a dizer que tudo é tão complexo que chega a ser enigmático.

Fonte: Curiozzzo

Construção do último pilar (nº 9), na cabeceira-encontro da margem direita do Potengi. Foto: álbum fotográfico Engo E. Parisot (1913-1919). Acervo de Wagner N. Rodrigues
Foto: Esdras Rebouças Nobre em: www.fotosdenatal.com.br
Na foto desenho do projeto original, maquete do autor, e amostra coletada dos pilares de sustentação nos dias atuais.
Foto do maquinário usado original da apresentação
Foto do desenho original do projeto
Foto: anúncio para contratação de especialistas em fundações aquáticas da empresa Cleveland em Setembro de 1902.
Foto: Apresentação original
Dr. João Júlio de Proença e sua ficha de óbito
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *