O Carnaval no Aero Clube

Pelo grande número de notas que divulgavam a realização de festividades na sede social do clube, pode-se constatar que o Aero Clube foi um dos principais espaços de sociabilização da capital durante a terceira década do século XX. Como exemplo dessas festividades, tem-se os bailes de carnaval realizados em fevereiro de 1929. Para comemorar a passagem do “Deus Momo”, o Aero Clube foi palco de quatro bailes festivos, ornamentados com o auxílio do cenógrafo e caricaturista Erasmo Xavier ( A INAUGURAÇÃO do Aero-Club do Rio Grande do Norte. A Republica, Natal, 29 dez. 1928. p.1.). O periódico Cigarra publicou algumas fotografias dessas festas como a retratada nesta postagem (CIGARRA, Natal, ano II, n.3, 1929. p.27.).

Como é possível observar nas imagens destacadas, as festividades de carnaval realizadas no Aero Clube contavam com a participação de membros influentes da sociedade, como o próprio governador Juvenal Lamartine, que apareceu na fotografia ao lado de um grupo de pessoas fantasiadas de chineses. Tem-se ainda a imagem da portaria de entrada do clube, decorada por Erasmo Xavier, e a fotografia que ressalta a presença de várias senhoras momentos antes do início do baile carnavalesco.

Como é possível observar pelas notas publicadas no A Republica que anunciavam os bailes realizados, o Aero Clube era um espaço de referência da sociedade local. As figuras ilustres que visitavam a capital norte-rio-grandense eram recepcionadas nesse estabelecimento que deveria, segundo o discurso local, ser capaz de demonstrar em seus chás dançantes, festivais literários e musicais, o progresso da cidade e a civilidade de sua sociedade. Assim, o clube funcionava como uma espécie de vitrine, de cartão postal da capital, espaço por onde todos os visitantes deveriam circular, observando uma parte de Natal que crescia, vivenciava um processo de modernização, inseria-se no cenário da aviação e oferecia festividades elegantes e bem organizadas. Uma Natal destinada àqueles que possuíam consideráveis parcelas de capital econômico, político e social. #carnaval #fatosefotosdenatalantiga #natalrn #aeroclube

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *