A Escola Normal de Natal

A Escola Normal de Natal no século XIX tem sua história acompanhada por intermitências de abertura e funcionamento. Começou a funcionar em 1º de março de 1874, com matrícula inicial de vinte alunos-mestres. Estava entre as primeiras instituições do gênero criadas no Brasil e formou três docentes. Funcionou durante quatro anos quando foi extinta pelo Decreto n. 809, de 19 de novembro de 1877.

A segunda Escola Normal, criada já na República, “foi nati-morta”, na expressão de Nestor Lima (Bacharel em Direito e estudioso da Pedagogia da Escola Nova). Foi criada pelo Governador Adolfo Gordo, por decreto de 8 de fevereiro de 1890. A terceira Escola Normal, que é a de Pedro Velho e data de 1882, só chegou a ser instalada em 1897. Era exclusivamente masculina. Diplomou, até 1901, cinco professores.

Finalmente, a Escola Normal de Natal foi criada em 13 de maio de 1908 com o objetivo de preparar os professores e aperfeiçoar a Escola Primária do Estado. Instalou-se nas dependências do Atheneu Rio-Grandense com suas cadeiras providas mediante contrato e a sua direção confiada ao Diretor Geral de Instrução Pública do Estado, Francisco Pinto de Abreu, que também era um dos lentes do Atheneu e foi, portanto, o primeiro seu diretor. A primeira turma formada pela Escola Normal de Natal, em 04 de dezembro de 1910.

O estabelecimento de ensino funcionou no Atheneu Norte-Rio-Grandense até 31 de dezembro de 1910. No ano seguinte, mudou-se para as instalações do “edifício escolar de mais amplas e majestosas proporções”, o Grupo Escolar Augusto Severo. À época um moderno prédio escolar instalado na Praça homônima, no Bairro da Ribeira, em Natal. Além da escola elementar modelo, o prédio passou a abrigar a instituição de formação para o magistério.

Na década de 1920, a Escola Normal de Natal estava consolidada como a instituição de preparo do magistério primário potiguar.

A história da Escola Normal mantém uma estrita relação com a implementação da instrução pública, em especial, com a instrução primária, uma vez que ela tinha por fim formar os professores que atuariam na instrução da infância.

Cartão Postal Natal, RN. Escola Normal Augusto Severo.
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

One thought on “A Escola Normal de Natal

  • 26 de abril de 2023 em 1:53 pm
    Permalink

    Parabéns pelo belo acervo e por deixá-lo a disposição de uma mente curiosa, meu intuito é fazer no tiktok e kwai vídeos curtos sobre os pontos históricos da cidade

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *