Furto de estátua no Cemitério do Alecrim

 

Estátua instalada no mausoléu de João Câmara é furtada do cemitério do Alecrim em Natal. Caso aconteceu entre o sábado (19) e este domingo (20), segundo o secretário de serviços urbanos do município, Irapoã Nóbrega.

A estátua representava o deus mitológico Hermes e ficava instalada no mausoléu de João Câmara – comerciante e político potiguar que morreu em 1948 em Natal e dá nome a um município do estado.

A sepultura de João Câmara tem destaque no Cemitério do Alecrim, pela apresentação e pela representação que carrega. Enquanto objeto artístico, inscrita na expressão de uma arte muito importante nos cemitérios, a arte tumular, o túmulo tem valor memorialístico, artístico e cultural. O roubo dessa escultura, além de atentado à memória de João Câmara e sua família, representa também crime contra o patrimônio histórico e cultural da cidade.

A escultura era do deus mitológico Hermes, considerado deus dos comerciantes.
Imagens mostram antes e depois do roubo de estátua no cemitério do Alecrim, na Zona Leste de Natal — Foto: Reprodução

Fontes: G1 e Tribuna do Norte.

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *