Manoel Dantas: o intelectual de caráter multifacetado

Dr. Manoel Gomes de Medeiros Dantas. Filho do casal Manoel Maria do Nascimento Silva e Maria Miquilina de Medeiros. Neto paterno do
Cel. João Gomes da Silva e Luzia Úrsula de Medeiros; materno, de Cristóvão Vieira de Medeiros Júnior e Francisca Umbelina da Silva.

Nasceu na freguesia de Sant’Ana do Seridó (Caicó), aos 26 de abril de 1867. Foi casado com D. Francisca Augusta Bezerra de Araújo,
filha do casal Silvino Bezerra de Araújo Galvão e Maria Febrônia de Araújo, do Acari (RN). Neta paterna de Cipriano Bezerra Galvão e
Isabel Cândida de Jesus; materna, de Cipriano Lopes Galvão (irmão do outro Cipriano) e Ana Marcolina de Jesus (irmã de Isabel) Manoel
Dantas faleceu, como prefeito de Natal, aos 15 de Junho de 1924.

A atuação de Manoel Dantas no contexto social e político do Rio Grande do Norte, ocorreu desde o início da República no Brasil, ou seja, do ano de 1889 até 1924, ano de sua morte. Ele publicou artigos de cunho educacional, político, cultural e econômico em jornais como: O Povo (Caicó até 1891) e A República (Natal até1924).

Exerceu diversos cargos políticos, como Diretor Geral da Instrução Pública, Inspetor Agrícola, Professor, Orador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Prefeito de Natal, e escreveu bibliográficas de cunho histórico, geográfico, econômico e cultural contribuindo para a instrução pública do Rio Grande do Norte.

Buscamos agora compreender o que fez este intelectual em prol da educação ao ter a oportunidade de assumir importante cargo na área, com grande autonomia de atuação e influência que foi o cargo de Diretor Geral da Instrução Pública. Direcionamos nosso olhar para as fontes que nos mostraram o que fez este homem em mais de duas décadas nas quais permaneceu nesta função.

Por ser intelectual de caráter multifacetado, Manoel Dantas não abandonou a imprensa ao assumir o trabalho como Diretor Geral, publicando sobre instrução tanto no Jornal A República quanto na Revista Pedagogium. Consideramos portanto a sua prática aliada também à imprensa pedagógica.

Legenda: Acervo Instituto Tavares de Lyra – Macaíba/RN (Dedicatória: Ao meu presado amigo e parente Dr. Medeiros M Gomes Dantas Natal, 28 de Jun 1892).

Fonte: A atuação de Manoel Dantas na instrução pública Norte-riograndense (1897-1924) / Isabela Cristina Santos de Morais. – Natal, 2018.

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *