O verão de 1928 na Praia de Areia Preta

Em 1928, a mais recente revista social editada na cidade, A Cigarra, expunha a alegria e vivacidade que encontraríamos na praia de Areia Preta durante os meses mais quentes do ano:

O verão chegou e fez da cidade uma enorme estufa abafadiça, as nossas praias povoam das melhores belezas. É o prestigio do mar, que acalenta no berço azul humilde de suas vagas altaneiras as mais lindas nereides natalenses. Todas e todas as tardes, ao longo das nossas praias faiscantes á luz. (VERÃO. A Cigarra, Natal, ano. 1, n. 2, p. 15, dez. 1928)

As manhãs e tardes na movimentada praia de Areia Preta foram registradas calorosamente pela equipe de redatores e colaboradores da revista, durante os três verões que abarcam as suas edições (1928-1930). A praia, onde se destacavam as práticas esportivas, a contemplação do mar e o flirt, aparece ali como um lugar alternativo ao footing da avenida Tavares de Lyra. Em sessões como indiscretas os colunistas acabaram revelando lugares como a Rocha Encantada, uma grande rocha na encosta onde as “morenas enciumadas olhavam de lá o movimento dos banhistas no declive da praia”. (INDISCRETAS. A Cigarra, Natal, ano.1, n. 1, p. 29, nov. 1928.).

Para aqueles que não se animavam com a popularização da praia de Areia Preta restava uma alternativa: cruzar o rio e passar a estação de banho na pitoresca Redinha, praia que passou a ganhar muitos adeptos durante década de 1920. Pela sua distância da cidade, era uma praia mais calma, “preferida para a estação de repouso (VARIAS. A Republica. Natal, 7 nov. 1924.)”. Em novembro de 1924, o Sr. Plínio Saraiva, veranista da Redinha, instalou um motor de energia elétrica, que passou a prover energia à sua casa de veraneio e à mais duas casas, de propriedade do Dr. Mario Lyra e Francisco de Albuquerque, iniciativa que, segundo A Republica, foi louvada pelo governador do Estado. (LUZ elétrica na Redinha. A Republica. Natal, 20. nov. 1924.).

Banhistas em areia Preta (PRAIAS e veranistas. A Cigarra, Natal, ano. 2, n. 3, p. 28, abr. 1929. il.).

Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *