Pedras da Praia de Areia Preta pavimentaram as ruas de Natal

Sempre tive uma concepção que os arrecifes das praias urbanas ajudaram a pavimentar as ruas de Natal. Porém, descobri em Extremoz que na verdade que parte do material foi extraído do leito rio Potengi inclusive também edificou a Igreja de São Miguel Arcanjo naquela localidade. Me faltava evidência que comprovasse a meu ponto de vista. Até agora… Para a minha surpresa, não pensei que sua origem viesse de tão longe com o labor de pessoas carentes das mais diferentes regiões do estado.

As notas do A Republica tentando legitimar as desapropriações da Intendência alegando a existência de habitações de “vadios”, bem como a necessidade de fornecer trabalho aos retirantes que poderiam atacar as propriedades, ressaltam essa concepção de pobreza relacionada à ociosidade e decadência moral e a necessidade de inserir o pobre nessa ideologia do trabalho. Dentro dessa perspectiva, foram estabelecidas comissões em Natal para organizar o trabalho.

Conforme destacado em matérias de abril de 1903, Vicente de Lemos, Eloy de Souza e o então presidente da Intendência, Joaquim Moura, formavam a Comissão de Alistamento de Mulheres, e Heliodoro de Barros, Pereira Simões e Francisco Cascudo compunham a Comissão de Alistamento de Homens. Havia ainda uma comissão central que deveria dirigir e fiscalizar todos os trabalhos e era composta por Moreira Dias, Vicente Lemos e Heliodoro de Barros. Posteriormente, Moreira Dias foi substituído na comissão central por Joaquim Moura.

Após o alistamento, os retirantes eram divididos em turmas de cinquenta pessoas, cada uma com um chefe ou cabo. As mulheres deveriam trabalhar seis horas por dia, já os homens trabalhavam nove horas.

Todas as turmas deveriam seguir para a região de Areia Preta e atuar no transporte de pedras. Após essa primeira fase, cada turma depositava as pedras nos locais designados. Os pagamentos eram diários e recebidos pelos chefes das turmas nos locais designados para o depósito de pedras de cada uma. Informava-se que o governo estadual autorizava a manutenção da ordem, “evitando porém, quanto possível, o emprego de violências desnecessárias”,

Os retirantes foram enviados para participar de algumas obras na capital, entre elas a construção da estrada de ferro Natal-Ceará-Mirim, a construção da praça Augusto Severo, o calçamento da avenida Rio Branco e de outras artérias da cidade, e o desmatamento e abertura de avenidas de Cidade Nova.

Cartão postal do Morro do Pinto na Praia de Areia Preta.
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *