Rio Grande capitania de sua Majestade

Atribui-se o mapa reproduzido ao cosmógrafo João Teixeira Albernaz I (o Velho), o qual acompanha o texto intitulado “Rio Grande capitania de sua Majestade”, no “Livro que dá razão do Estado do Brasil”, de Diogo de Campos Moreno. Além da cidade do Natal e da fortaleza, ainda sem sua capela central, o mapa mostra duas aldeias indígenas, uma das quais, na margem esquerda do Rio Potengi, é a do chefe indígena Camarão.

A outra está situada nas proximidades da lagoa de Guaraíras, hoje município de Arez, portanto, bem distante do sítio inicial da cidade. No recorte, vemos no ponto “A” a cidade, denominada “os Reis”, representada por um conjunto de casas muito simples, a localização da fortaleza e uma série de edificações esparsas no território, acompanhando a margem do Rio Potengi e de seus afluentes.

Legenda: Rio Grande capitania de Sua Majestade (c. 1616). Planta geral e recorte ampliado. Fonte: MORENO, Diogo de Campos. Livro que dá razão ao Estado do Brasil. Biblioteca Municipal do Porto (BMP).

Fonte: Os desenhos da cidade: as representações da cidade do Natal no século XVII. Por Rubenilson Brazão Teixeira.

Rio Grande capitania de Sua Majestade (c. 1616). Planta geral e recorte ampliado.
Loja Virtual do Fatos e Fotos de Natal Antiga

administrador

O Fatos e Fotos de Natal Antiga é uma empresa de direito privado dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e a divulgação histórica da Cidade de Natal. Para tanto é mantida através de seus sócios apoiadores/assinantes seja pelo pagamento de anuidades, pela compra de seus produtos vendidos em sua loja virtual ou serviços na realização de eventos. Temos como diferencial o contato e a utilização das mais diversas referências como fontes de pesquisa, sejam elas historiadores, escritores e professores, bem como pessoas comuns com suas histórias de vida, com as suas respectivas publicações e registros orais. Diante da diversidade de assuntos no mais restrito compromisso com os fatos históricos conforme se apresentam em pouco mais de um ano conquistamos mais de 26 mil seguidores em nossas redes sociais o que atesta nossa seriedade, compromisso e zelo com o conteúdo divulgado e com o nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *